Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cinema

"O Passado"

Ahmad, de origem iraniana, regressa a Paris após anos de ausência no país natal. À sua espera no aeroporto está Marie, sua mulher e motivo do seu regresso. De vida amorosa refeita, Marie requereu o divórcio.

Na casa que foi sua, onde ambos vivem os últimos dias de casados juntamente com as duas filhas da mulher, o novo namorado desta, Samir, e o seu filho, Ahmad e Marie confrontam-se com o tempo, a distância e as palavras nunca ditas que os separaram.

Entre um passado carregado de interrogações e um presente atribulado que urge definir, Ahmad tenta ajustar-se, redescobrindo o seu lugar naquela família que lhe é simultaneamente tão estranha e tão próxima…

Passam dois anos desde que crítica e os cinéfilos foram surpreendidos por “Uma Separação”, o filme de Asghar Farhadi que arrebatou o júri do festival de Berlim, dali saindo com o Urso de Ouro e os prémios para melhor ator e atriz, além de ter arrecadado o Óscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para melhor filme estrangeiro, entre muitos outros prémios e nomeações por vários pontos do mundo cinematográfico.

Fotograma

Ali, Farhadi mostrou uma capacidade invulgar para lidar com a verdade, ao mergulhar no sentido e significado profundos de uma cadeia de acontecimentos que, comummente possíveis, evidenciam fragilidades sociais, afetivas e éticas do nosso tempo.

Mais uma vez, em “O Passado” a separação de um casal é a fenda através da qual transpomos a trivialidade e o anonimato das ruas de uma cidade, o desmazelo de uma vizinhança com que não temos grande afinidade, os estrangeiros que somos uns para os outros, os desconhecidos com que casualmente nos cruzamos, para atribuir nome, sentido e alma a um conjunto de personagens, agora pessoas, nos seus conflitos e desafios.

Fotograma

Ahmad, que sofreu uma depressão calada a que escapou extemporaneamente, deixando para trás a família; Marie, que procura resposta à dureza dos dias no afeto de homens vários e nos filhos gerados; Samir, que deambula entre a vida possível com Marie e a morte anunciada da mulher, em coma. E finalmente Lucie, a filha perdida numa adolescência povoada de medos e segredos.

Uma trama feita de uma memória acumulada de culpas e silêncios geradores de ruturas e de enganos, que o divórcio, expondo por catarse verdades escondidas, vem resgatar, reunindo em vez de separar e abrindo espaço para a reconciliação.

Fotograma

Gerida com delicadeza, na progressiva intimidade dos espaços e das personagens, a narrativa fílmica de Asghar Farhadi faz-nos olhar por dentro e por fora o que há de único e comum nas relações, ao mesmo tempo que levanta questões pertinentes sobre a complexidade das famílias, do papel do homem e da mulher, das relações de trabalho e de imigração que não se reduzem nem ao contexto francês nem ao iraniano.

Fotograma

Prémio do júri ecuménico na última edição de Cannes, o filme foi elogiado como ilustração do versículo bíblico «e a verdade vos libertará» (João 8, 32).

 

Margarida Ataíde
Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
In Agência Ecclesia | Com SNPC
20.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página