Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Vaticano

«Os cristãos devem ser revolucionários», diz papa

«Devemos preparar-nos para uma luta espiritual sem medo: os cristãos devem ser revolucionários», afirmou esta segunda-feira o papa aos participantes no congresso diocesano de Roma.

Depois de criticar «uma sociedade cruel que não dá a esperança», Francisco vincou que os cristãos devem «oferecer a esperança cristã», refere o site "Vatican Insider".

A morte e ressurreição de Cristo são «a maior mudança da história da humanidade», tornando-se uma «revolução» porque «muda o coração».

«Nós somos revolucionários desta revolução porque caminhamos por esta estrada da maior mudança da história da humanidade. Um cristão, se não é revolucionário, não é cristão», acrescentou.

Francisco acolheu com sorrisos a onda de entusiasmo protagonizada por mais de dez mil pessoas que se reuniram no Vaticano.

O papa lembrou a narrativa evangélica que fala da necessidade de abandonar 99 ovelhas para ir à procura daquela que se perdeu: «Somos minoria. Sentimos o zelo apostólico de procurar as outras 99?», questionou.

FotoREUTERS/Stefano Rellandini 

«Quando uma comunidade está fechada, sempre entre as mesmas pessoas, esta comunidade não é uma comunidade que dá vida, é uma comunidade estéril. Não é fecunda», salientou.

«A fecundidade do Evangelho vem através de nós, da nossa coragem e da nossa paciência» de «falar e testemunhar o Evangelho», apontou.

Na sua intervenção, o papa vincou que Roma, à imagem de outras metrópoles, «é atravessada por profundas mudanças que tocam as próprias razões da vida».

«Já não podemos dar como garantido que entre nós e à nossa volta, num crescente pluralismo cultural e religioso, seja conhecido o Evangelho de Cristo», assinalou.

FotoREUTERS/Stefano Rellandini

 

Vatican Insider / Rui Jorge Martins
© SNPC | 18.06.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoPapa Francisco
Vaticano, 17.6.2013
Foto: REUTERS/Stefano Rellandini

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página