Paisagens
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Meditação

Escolher a melhor parte

Continuando o seu caminho, Jesus entrou numa aldeia. E uma mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, a qual, sentada aos pés do Senhor, escutava a sua palavra. Marta, porém, andava atarefada com muitos serviços; e, aproximando-se, disse: «Senhor, não te preocupa que a minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe, pois, que me venha ajudar.» O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, andas inquieta e perturbada com muitas coisas; mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.» (Lucas 10, 38-42)

Andamos sempre atormentados. No decorrer de uma semana, a gravidade e quantidade de coisas que deixamos que nos preocupem um pouco, ou talvez muito, é verdadeiramente notável.

Como a pessoa obesa que, sem dar conta, petisca constantemente aqui e ali, espantando-se quando no final do dia verifica o quanto engordou, a maior parte de nós ficaria surpreendida se o peso das nossas preocupações pudesse ser também ser visível numa balança.

A preocupação rouba as melhores partes das nossas vidas, mas não tem que ser assim. É por isso que Jesus diz firmemente a Marta: “Andas inquieta e perturbada com muitas coisas; mas uma só é necessária”.

Temos a capacidade de escolher aquilo a que damos a nossa atenção. O desafio é ver e eleger o que é merecedor do nosso tempo e do nosso coração. Não desperdice a vida com aquilo que no fim se converte em nada. Deixe que Deus lhe mostre “a melhor parte”, a única “que é necessária”.

Imagem

 

P. Dennis Clark
In Catholic Exchange
Trad. / adapt: rm
© SNPC (trad.) | 05.10.10

ImagemCristo em casa de Marta e Maria (det.)
Vicenzo Campi

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página