Paisagens
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Oração

Liturgia das Horas: Rezar sozinho é rezar acompanhado

Que posso dizer sobre a minha maneira de rezar o Breviário em solidão? É muito simples. [...] Não tendo a pretensão de ensinar nada seja a quem for, vou dizer em algumas linhas como eu, eremita há onze anos, celebro a Liturgia das Horas em solidão sem nunca estar só.

Explico-me. Antes de abrir o livro, abro o meu coração para acolher a Palavra de Deus e convido os anjos e os santos, especialmente os meus parentes e amigo(a)s a juntarem-se a mim para cantar os louvores de Deus.

Saída de uma comunidade contemplativa monacal, onde tive a oportunidade de receber uma formação litúrgica particular, continuei sempre a cantar os salmos em voz alta. Também tomei consciência que celebrar as Horas é uma oração da Igreja. Sozinha, rezo em Igreja, unida a todos aqueles e aquelas que rezam ao mesmo tempo que eu, sem que eu os conheça.

No início da minha vida eremítica, para me ajudar a actualizar o Saltério, dei-me tempo para aprofundar cada um dos salmos e determinar uma intenção de oração para cada um. Elaborei assim um livrinho que consulto regularmente. Isso permite-me rezar cada salmo com uma intenção particular e fixa a minha atenção. Eis alguns exemplos:

Salmo 4: pelos religiosos em dificuldade; Salmo 5: pelos perseguidos por causa da sua fé; Salmo 9: pelos pobres abandonados; Salmo 20: pelos nossos governantes; Salmo 70: pelos idosos; Salmo 123: pelos suicidários: Salmo 144: pelas pessoas felizes; Salmo 150: pelos músicos e artistas.

Desejava também aprender alguns salmos de cor, para melhor os rezar e para eventualmente recorrer a eles na ausência do livro. Para os assimilar mais facilmente, permito-me substituir um dos salmos do dia por aquele que escolhi, até que o saiba de cor, mesmo que isso me possa levar duas semanas de repetição quotidiana.

Este método ajuda-me muito a interiorizar a oração, dita sempre em alta voz e frequentemente cantada. Ouvir-me é uma maneira de estar mais atenta às palavras que pronuncio.

“Eu nunca estou menos só do que quando estou só." A fórmula é conhecida. Que vós também possais fazer essa experiência, vós e todos os que, como eu, rezam sozinhos.

 

Lucille Denis
In Spiritualité 2000
Trad.: rm
© SNPC (trad.) | 23.06.10

Imagem

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página