Paisagens
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Procuras a alegria? Dá tudo o que tens!

Um jovem passeava pela praia quando tropeçou numa lâmpada mágica. Esfregou-a e logo um génio saltou do seu interior com uma saudação calorosa: “Tenho grandes notícias para ti! Nesta mesma tarde vais receber três presentes: uma cura para todas as doenças, uma grande herança e um jantar com uma famosa estrela da televisão”.

O rapaz, claro, ficou radiante, pelo que correu para casa, onde, à chegada, a mãe lhe contou o que havia sucedido durante a ausência do jovem.

“Aconteceram algumas coisas estranhas esta tarde”, disse ela. “Ao meio-dia alguém deixou à porta um panelão de canja de galinha. Meia hora depois chegou um telegrama a dizer que um parente afastado, dono de uma loja de ferragens, te deixou en herança um contentor cheio de pregos. E há pouquinho telefonaram da televisão convidando-te para jantares esta noite com o Inspetor Rex!”

***

Grandes notícias! À imagem do que acontece muitas vezes na vida, o rapaz ficou exuberante durante alguns instantes mas depressa perdeu o entusiasmo. Todos sabemos como ele se sentiu: uma querer permanente de algo mais; a esperança momentânea de que aquilo que ansiamos está ao alcance da mão; e, por fim, o desapontamento e o regresso ao desejo inicial, nunca satisfeito.

É a todos nós que experimentamos este desejo persistente que Jesus estende o convite: “Vem comigo! Segue o meu caminho”. Muitos de nós estão prontos a dizer-lhe “sim”, mas subsistem algumas perguntas: Como é que eu O sigo? Qual é o seu caminho? Conhecemos a resposta genérica: “Ama a Deus de todo o teu coração e o próximo como a ti mesmo”. Mas como é que este preceito se torna concreto? Como é que podemos construir uma vida orientada em torno deste mandamento?

Começaremos por lembrar que o amor nunca é abstrato – os bons sentimentos são simpáticos mas não são amor. O amor é sempre concreto. Damos o nosso amor e cuidado a uma pessoa específica, num determinado momento. Mais: amamos e cuidamos com o que temos e com o que somos, e não com o que outra pessoa tem ou é.

A concretização do amor a que somos individualmente chamados é definida pelos dons que Deus nos confiou. Por um lado, isto quer dizer que, provavelmente, os meus leitores não vão ser chamados a ser a Madre Teresa de Calcutá, e eu, definitivamente, não sou chamado a ser o organista da paróquia. Mas também significa que temos de nos esforçar arduamente para ver, nomear e desenvolver os nossos dons, a fim de os podermos partilhar com quem precisa do que temos para oferecer.

A intensa e ansiosa procura pela alegria, que todos nós tão bem conhecemos, nunca será plenamente satisfeita nesta vida. Mas se olharmos, identificarmos e desenvolvermos os nossos melhores dons e os dividirmos de coração aberto com todos os que deles necessitam, principiaremos a experimentar a alegria que sempre desejámos. Começaremos então a conhecer a paz para a qual fomos criados.

 

Mons. Dennis Clark
In Catholic Exchange
Trad. / adapt: Rui Martins
© SNPC (trad.) | 06.08.12

Imagem
Randy Faris/Corbis



























Citação

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página