Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Papa convida católicos a olharem para o sorriso de Cristo e a serem alegres como Ele

A paz, a alegria e a espiritualidade foram as notas dominantes da homilia que o papa Francisco pronunciou esta terça-feira, durante a missa a que presidiu na Casa de Santa Marta, no Vaticano.

«Pensamos sempre em Jesus quando pregava, quando curava, quando caminhava, andava pelas estradas, também durante a Última Ceia… Mas não estamos tão habituados a pensar em Jesus sorridente, alegre», disse Francisco, citado pela Rádio Vaticano.

A relação entre a espiritualidade e a alegria foi também realçada pelo papa, quando realçou que Jesus «estava cheio de alegria», fundada na «intimidade» com o Pai: «É a sua alegria interna, a sua alegria interior que Ele nos dá».

«Esta alegria é a verdadeira paz: não é uma paz estática, quieta, tranquila», porque «a paz cristã é uma paz alegre, porque o nosso Senhor é alegre», como se comprova «quando fala do Pai»: «Ama tanto o Pai que não pode falar do Pai sem alegria».

Cristo quis que «a Igreja fosse também alegre»: «Não se pode pensar uma Igreja sem alegria, e a alegria da Igreja é precisamente isto: anunciar o nome de Jesus. Dizer: “Ele é o Senhor».

Francisco lembrou as palavras de Paulo VI, para quem «a alegria da Igreja é precisamente evangelizar, avançar e falar do seu Esposo. E também transmitir esta alegria aos filhos que ela faz nascer, que ela faz crescer».

Referindo-se à primeira leitura bíblica da missa, extraída do livro do profeta Isaías, o papa sublinhou que a paz tem origem «na alegria do louvor à Trindade e da evangelização, de ir ter com os povos a dizer quem é Jesus», que, numa «declaração dogmática», afirmou que quer ser revelado «não aos sábios, mas aos pequeninos».

«Mesmo na sua viuvez, porque a Igreja tem uma parte de viúva que espera o seu esposo que volta, a Igreja é alegre na esperança», apontou Francisco, numa alusão ao tempo do Advento, em que os católicos se preparam para a última vinda de Cristo mediante a acentuação da oração e penitência.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 03.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoPapa Francisco
Foto: AP

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página