Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa encontrou-se com atletas paralímpicos

Imagem Papa Francisco | D.R.

Papa encontrou-se com atletas paralímpicos

O papa encontrou-se esta quarta-feira na Praça de S. Pedro, no Vaticano, com quatro atletas que vão competir nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, que tem a cerimónia de abertura marcada para 7 de setembro, dia em que o Brasil celebra a independência.

Participaram no encontro os brasileiros Jovane Guissone, da esgrima em cadeira de rodas, e Sergio Olivia, do hipismo, bem como as italianas Oxana Corso e Monica Contraffatto, ambas do atletismo, refere a página dos Jogos Paralímpicos.

«Gostaria de saudar os membros do Comité Paralímpico Internacional e os atletas que se preparam para celebrar os próximos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro", afirmou Francisco.

«Foi um grande momento que eu nunca esquecerei», disse Jovane Guissone, acrescentando: «O papa deu a sua bênção, desejou boa sorte nos Jogos Paralímpicos e pediu que rezássemos pelas vítimas do terremoto na Itália», assinala a mesma fonte.

A 4 de outubro de 2014, o papa teve a oportunidade de se dirigir a membros do Comité Paralímpico Italiano: «O desporto torna-se sobretudo uma oportunidade valiosa para que nos reconheçamos irmãos e irmãs a caminho, para favorecer a cultura da inclusão e rejeitar a cultura do descartável».

«Tudo isto sobressai ainda mais na vossa experiência, porque a deficiência física que experimentais no vosso corpo, mediante a prática desportiva e o sadio espírito de competição, transforma-se numa mensagem de encorajamento para quantos vivem situações análogas às vossas, e torna-se um convite a empenhar todas as energias para realizar coisas boas juntos, superando as barreiras que podemos encontrar ao nosso redor, e antes de tudo dentro de nós», declarou então Francisco.

«O vosso testemunho, queridos atletas, é um grande sinal de esperança. É uma prova do facto que em cada pessoa existe um potencial que às vezes nem imaginamos, que só pode ser desenvolvido com a confiança e a solidariedade. Deus Pai é o primeiro a saber isto! Deus conhece perfeitamente os vossos corações: sabe tudo. É o primeiro a saber! Ele conhece-nos melhor do que todos, e olha-nos com confiança, ama-nos como somos, mas faz-nos crescer segundo aquilo que nos podemos tornar. Assim, no vosso esforço por um desporto sem barreiras, por um mundo sem excluídos, nunca estais sozinhos! Deus, nosso Pai, está convosco!», acrescentou.

Em maio deste ano foi assinado no Vaticano um acordo inédito entre o Comité Paralímpico Italiano e o Conselho Pontifício da Cultura, mediante o qual a sede dos atletas transalpinos durante as Olimpíadas para pessoas com deficiência vai estar sediado numa paróquia do Rio de Janeiro, Imaculada Conceição.

 




 

Rui Jorge Martins
Publicado em 25.08.2016 | Atualizado em 20.04.2023

 

 

 
Imagem Papa Francisco | D.R.
O vosso testemunho, queridos atletas, é um grande sinal de esperança. É uma prova do facto que em cada pessoa existe um potencial que às vezes nem imaginamos, que só pode ser desenvolvido com a confiança e a solidariedade. Deus Pai é o primeiro a saber isto! Ele conhece-nos melhor do que todos, e olha-nos com confiança, ama-nos como somos, mas faz-nos crescer segundo aquilo que nos podemos tornar
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos