Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Itália

Papa Francisco foi à estação de caminhos de ferro do Vaticano receber 250 crianças

O papa dirigiiu-se este domingo à estação de caminhos de ferro situada dentro do Estado do Vaticano para receber cerca de 250 crianças com problemas psicossociais, que partiram de Milão, completando um trajeto de 600 km.

Os passageiros deste comboio, crianças que na maior parte dos casos têm de 6 a 10 anos, residem em Itália e são de 12 nacionalidades, encontraram-se durante meia hora com Francisco, revela a Rádio Vaticano.

As crianças ofereceram ao papa os desenhos e outros trabalhos realizados durante a primeira fase do projeto "O comboio das crianças - Viagem através da beleza", que incluiu a visita às catedrais das suas cidades, para conhecerem a sua arte e história.

Foto L'Osservatore Romano

A iniciativa nasceu no contexto do Átrio dos Gentios, plataforma da Igreja Católica para o diálogo entre crentes e não crentes, coordenada pelo Pontifício Conselho da Cultura, organismo presidido pelo cardeal Gianfranco Ravasi.

A composição "Flecha de Prata", que teve paragem em Bolonha e Florença, regressa esta tarde a Milão, após atividades lúdicas e educativas no Vaticano.

FotoREUTERS/ Giampiero Sposito

O objetivo do projeto, desenvolvido em colaboração com a companhia estatal de caminhos de ferro transalpina, foi promover a experiência da arte e proporcionar o conhecimento da linguagem das imagens, educando as crianças para a beleza e para a cooperação, refere o Pontifício Conselho da Cultura.

«Parti precisamente das crianças porque penso que está nelas a raiz da qual devemos construir uma geração de jovens que tenham a beleza da criatividade - que não pareçam já velhos à partida, que não estejam já desencorajados como nós, mas que estejam prontos a viver pelo melhor o futuro que os espera», explicou Ravasi.

FotoREUTERS/ Giampiero Sposito

 

FotoREUTERS/ Giampiero Sposito

 

FotoREUTERS/ Giampiero Sposito

 

FotoREUTERS/ Giampiero Sposito

 

FotoEFE/EPA/CLAUDIO PERI

 

FotoL'Osservatore Romano

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 23.06.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Papa Francisco
com o cardeal Gianfranco Ravasi
Vaticano, 23.6.2013
Foto: REUTERS/ Giampiero Sposito

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Jornada da Pastoral da Cultura 2013


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página