Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Papa Francisco confia o mundo à «humildade» da Mãe de Deus e apela à «força, coragem e esperança» no primeiro dia de 2014

Na primeira missa a que presidiu em 2014, celebrada esta quarta-feira no Vaticano, o papa Francisco confiou o futuro do mundo e as intenções de cada pessoa à Mãe de Deus, invocação mariana que a Igreja católica assinala a 1 de janeiro.

«A Ela confiamos o nosso itinerário de fé, os desejos do nosso coração, as nossas necessidades, as carências do mundo inteiro, especialmente a sua fome e sede de justiça e de paz», disse Francisco na Basílica de S. Pedro, revela a Rádio Vaticano.

O papa apontou o exemplo de Maria, motivo de inspiração para a vida cristã e «fonte de esperança e de alegria verdadeira»: «A Mãe do Redentor caminha diante de nós e sempre nos confirma na fé, na vocação e na missão».

«Com o seu exemplo de humildade e disponibilidade à vontade de Deus, ajuda-nos a traduzir a nossa fé num anúncio, jubiloso e sem fronteiras, do Evangelho. Deste modo, a nossa missão será fecunda, porque está modelada pela maternidade de Maria», sublinhou.

O coração de Maria «dilata-se para dar espaço a todos os homens, bons e maus; e ama-os como os amava Jesus», mantendo «acesa a chama da fé na ressurreição do Filho, e comunica-a aos outros com carinho maternal».

Francisco referiu-se igualmente à primeira leitura bíblica que é proclamada nas missas de 1 de janeiro, bênção que é um augúrio de paz: «O Senhor te abençoe e te proteja. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável. O Senhor volte para ti os seus olhos e te conceda a paz». 

Para o papa, estas palavras proclamadas no início do ano «dão força, coragem e esperança; não uma esperança ilusória, assente em frágeis promessas humanas, nem uma esperança ingénua que imagina melhor o futuro, simplesmente porque é futuro».

«Esta esperança tem a sua razão de ser precisamente na bênção de Deus; uma bênção que contém os votos maiores, os votos da Igreja para cada um de nós, repletos da protecção amorosa do Senhor, da sua ajuda providente», afirmou Francisco.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 01.01.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoPapa Francisco
Vaticano, 1.1.2014
Foto: AP Photo/Andrew Medichini

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página