Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Papa Francisco convida ao silêncio para se ouvir a «ternura» de Deus

O papa Francisco sublinhou esta quinta-feira a importância do silêncio para escutar a ternura de Deus, especialmente no tempo do Advento, em que os cristãos meditam na vinda de Cristo – a primeira, celebrada no Natal, a que acontece no dia a dia, e a última, no final dos tempos.

Na homilia da missa a que presidiu, no Vaticano, o papa voltou a recorrer à imagem da segurança que uma criança encontra nos seus pais, naquela que é uma relação que pode ser equiparada à dos cristãos com Deus.

«Quando olhamos para um papá ou uma mamã que falam ao seu filho, vemos que ambos se tornam pequenos e falam com a voz de um bebé e fazem gestos de criança», ainda que a outras pessoas eles possam parecer «ridículos», afirmou, citado pela Rádio Vaticano.

Para Francisco, o amor dos pais «tem necessidade de aproximar-se» e «abaixar-se ao mundo da criança»: «Aproximam-se, fazem-se crianças. E assim é o Senhor».

«Devemos fazer aquilo que faz o Senhor, fazer aquilo que diz e fazê-lo como o diz: com amor, com ternura, com aquela condescendência para com os irmãos», apontou, ao referir-se à flexibilidade de um caráter que se acomoda ao gosto e vontade de outras pessoas.

Deus é como «a brisa suave» que se aproxima com a «sonoridade do silêncio que é própria do amor, sem dar espectáculo», fazendo-se «pequeno» para que cada pessoa se torne forte.

«Esta é a música da linguagem do Senhor, e nós, na preparação do Natal, devemos ouvi-la: far-nos-á bem ouvi-la, far-nos-á muito bem. Normalmente o Natal parece uma festa de muito ruído: far-nos-á bem um pouco de silêncio e ouvir esta palavra de amor, esta palavra de muita proximidade, esta palavra de ternura», frisou.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 12.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoPapa Francisco

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página