Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Papa Francisco encerra Ano da Fé com exortação apostólica "Evangelii gaudium"

O papa Francisco vai entregar a exortação apostólica “Evangelii gaudium” (O Evangelho da alegria) no próximo domingo a fiéis dos cinco continentes, após a missa a que presidirá na praça de S. Pedro, no Vaticano, celebração que encerra o Ano da Fé.

O anúncio foi feito pelo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, o arcebispo italiano Rino Fisichella, que também revelou que a apresentação oficial da primeira exortação apostólica do papa Francisco decorre a 26 de novembro, anuncia a Rádio Vaticano.

O gesto junta-se às três iniciativas com que o papa decidiu assinalar o termo do Ano da Fé: oração com monjes de clausura no mosteiro de Aventino, esta quinta-feira; encontro com cerca de 500 catecúmenos adultos de 47 países que vão receber o sacramento do Batismo, no sábado; exposição, pela primeira vez, das relíquias do apóstolo Pedro, no domingo.

A exortação apostólica será entregue a um bispo da Letónia, a um padre da Tanzânia e a um diácono da Austrália, bem como a religiosas e religiosas, fiéis crismados, um seminarista e uma noviça, a uma família, a catequistas, a uma pessoa invisual, em forma de CD com ficheiro áudio, a jovens e a responsáveis de movimentos.

No ato de entrega marcam também presença alguns artistas, como Etsuro Sotoo, escultor japonês que colaborou na basílica da Sagrada Família, em Barcelona, e a pintora polaca Anna Gulak, porque «a beleza é uma forma privilegiada de evangelização», sublinhou D. Rino Fisichella.

As exortações apostólicas são tradicionalmente redigidas pelo papa após a realização do sínodo dos bispos, o último dos quais, sobre “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”, ocorreu em outubro de 2012 no Vaticano.

Durante a conferência de imprensa, D. Fisichella revelou que oito milhões e meio de pessoas peregrinaram ao túmulo de S. Pedro durante o Ano da Fé.

O prelado disse ainda que no último dia do Ano da Fé, derradeiro domingo do ano litúrgico e solenidade de Cristo Rei, vai ser feita na Praça de S. Pedro uma recolha de ofertas em favor das populações das Filipinas atingidas pelo furacão Haiyan.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 18.11.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página