Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Papa Francisco inicia Semana Santa com báculo feito por pessoas detidas

O papa vai presidir à missa do Domingo de Ramos, no Vaticano, com um báculo (férula) em madeira de oliveira, encimado por uma cruz e com o brasão pontifício de Francisco, feito por pessoas detidas numa cadeia italiana.

A prisão é assistida por uma cooperativa fundada pelo bispo italiano D. Antonio Suetta, cujos dirigentes entregaram o báculo ao papa nesta sexta-feira, à hora do almoço, na Casa de Santa Marta, tendo Francisco anunciado que o usaria na primeira grande celebração prevista na agenda, refere o site "Vatican Insider".

A palavra "báculo", que significa bastão, bordão, cajado, passou a indicar "apoio", em sentido simbólico e figurado, devido à sua função de ajuda ao caminhar, e "autoridade", por analogia com a vara ou bastão que o pastor usa para conduzir e dirigir o seu rebanho.

No âmbito eclesiástico, desde o século VII que o báculo passou a ser a insígnia simbólica do bispo, que o leva na mão quando preside a uma celebração solene da sua comunidade, na procissão de entrada, durante a proclamação do Evangelho e para a bênção final.

A Praça de S. Pedro, ornamentada com ramos de oliveira e flores, acolhe a celebração que marca o início da Semana Santa e que começa às 9h30 locais (menos uma hora em Lisboa) com a bênção das palmas.

A seguir, realiza-se a procissão, a eucaristia e, como é habitual ao domingo, a oração do Angelus, em que é evocada a anunciação, o anúncio do anjo a Maria, depois do qual se torna mãe de Jesus.

Antes do início da missa é proclamado o evangelho da narração da chegada festiva de Jesus a Jerusalém, para depois, já dentro da eucaristia, ser lida nova leitura evangélica, desta vez sobre a paixão de morte de Jesus.

Durante a oração dos fiéis, em que os participantes nas missas rezam pelas necessidades da Igreja e do mundo, será lida uma intenção, em francês, pelos perseguidos por causa da fé, para que o «sacrifício de amor» de Cristo apoie «a fidelidade e a mansidão dos cristãos».

Na celebração do Domingo de Ramos na Paixão do Senhor assinala-se também a 29.ª Jornada da Juventude, que este ano decorre ao nível das dioceses sob o tema "Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu" (do evangelho segundo S. Mateus 5, 3).

Cerca de uma centena de rapazes e raparigas dos cinco continentes participam na procissão de entrada da celebração com o papa Francisco, e após a missa realiza-se o ato de entrega da cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e do ícone mariano que sempre a acompanha.

Jovens brasileiros (que acolheram a JMJ no Rio de Janeiro, em 2013) vão passar a cruz a jovens polacos, que a levarão em peregrinação até Cracóvia, sede da próxima Jornada, no verão de 2016.

As celebrações presididas pelo papa na Semana Santa prosseguem na Quinta-feira, com a missa crismal, pela manhã, seguida pela missa da instituição da Eucaristia, à tarde, que compreende o rito do lava-pés, que decorrerá num centro para pessoas doentes e com deficiência.

Na Sexta-feira Santa, Francisco celebra a Paixão do Senhor no Vaticano e a via-sacra no Coliseu, em Roma. No sábado, à noite, preside à Vigília Pascal, na basílica de S. Pedro, e no domingo de Páscoa concede a bênção "Urbi et Orbi" (à cidade [de Roma] e ao mundo).

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 14.04.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

BáculoFoto: News.va

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página