Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Papa Francisco sublinha importância da «humildade», «pequenez» e «mansidão» na espiritualidade cristã

O papa Francisco realçou hoje no Vaticano que Deus dirige-se a cada pessoa pelo seu nome, ou seja, conhece-a profundamente, e acentuou a importância da «humildade», «pequenez» e da «mansidão» enquanto favorecedores da espiritualidade cristã.

Deus «fala sempre pessoalmente, com os nomes. E escolhe pessoalmente. A narração da criação é uma figura que faz ver isto: é o próprio Senhor que com as suas mãos faz artesanalmente o homem e lhe dá um nome: “Tu chamas-te Adão”. E assim começa essa relação entre Deus e a pessoa», disse o papa, citado pela Rádio Vaticano.

«Todos nós, com o Batismo, fomos eleitos pelo Senhor. Todos somos eleitos. Escolheu-nos um por um. Deu-nos um nome e olha-nos. Há um diálogo, porque assim ama o Senhor», disse.

Na missa a que presidiu, Francisco lembrou que Deus, quando escolhe «as pessoas, e também o seu povo», escolhe sempre os pequenos», como atestam as palavras de Maria, Mãe de Jesus, num dos principais hinos de louvor da Bíblia, o “Magnificat”: «O Senhor olhou para a minha humildade».

O primeiro trecho bíblico proclamado nas missas de hoje, onde se lês que «Deus não vê como o homem: o homem olha às aparências, o Senhor vê o coração», serviu de base à homilia de Francisco.

«A fidelidade cristã, a nossa fidelidade, é simplesmente conservar a nossa pequenez, para que possa dialogar com o Senhor, Conservar a nossa pequenez. Por isso a humildade, a ternura, a mansidão são tão importantes na vida do cristão», salientou Francisco.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 21.01.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoPapa Francisco
Roma, 19.1.2014
Foto: REUTERS/L'Osservatore Romano

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página