Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Papa Francisco tem «medo de cristãos sossegados» porque «acabam como a água estagnada»

«Vós sabeis que tenho medo dos cristãos sossegados. Acabam como a água estagnada», escreveu o papa por ocasião do 50.º aniversário da diocese argentina de Concepción.

Em missiva redigida ao bispo diocesano, Francisco diz recordar «os rostos» dos padres que há anos o ouviram pregar os exercícios espirituais, e, como que a retomar o retiro, aponta três orientações: «caminhar, fazer discípulos e anunciar».

O papa também diz temer aqueles que «acreditam saber tudo»: «Sem se darem conta, aos poucos fecham o seu coração ao Senhor, e acabam por ficar centrados apenas sobre si próprios», adverte.

«Quando se encontra Jesus, vive-se o assombro e sente-se a necessidade de o procurar na oração, na leitura dos Evangelhos. Sente-se a necessidade de adorá-lo, de conhecê-lo, e portanto sente-se a necessidade de o anunciar, frisou».

O cristão «caminha, deixa-se transformar em discípulo e anuncia. Não fica fechado. Sai de si mesmo para anunciar a Boa Nova de Jesus aos irmãos», salientou, concluindo: «Sejam inquietos, porque vale a pena viver o amor de Deus».

 

Rui Jorge Martins
Vatican Insider / Radio Vaticano
© SNPC | 14.08.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto EFE/EPA/MAURIZIO BRAMBATTI

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página