Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Não se pode conhecer Jesus apenas na biblioteca: é preciso ação e oração, diz papa Francisco

O papa Francisco frisou esta quinta-feira que conhecer Jesus implica um envolvimento existencial que causa sempre contrariedades, e que se baseia no estudo, na oração e na ação.

«Se tu queres ter um problema, vai pela estrada do conhecimento de Jesus. Não um, mas terás muitos», disse Francisco na homilia da missa a que presidiu na Casa de Santa Marta, onde reside, no Vaticano, refere a Rádio Vaticano.

Para o papa, «não se pode conhecer Jesus em primeira classe»: «Jesus conhece-se no caminhar quotidiano de todos os dias. Não se pode conhecer Jesus na tranquilidade, nem na biblioteca».

«Sim, deve conhecer-se Jesus no Catecismo. Mas não é suficiente conhecê-lo com a mente: é um passo. Mas para conhecer Jesus é necessário o diálogo com Ele, falando com ele, na oração, de joelhos», sublinhou.

«Se tu não rezas, se não falas com Jesus, não o conheces. Sabes coisas de Jesus, mas não com aquele conhecimento que te dá o coração na oração. Conhecer Jesus com a mente, o estudo do Catecismo; conhecer jesus com o coração, na oração, no diálogo com Ele», acrescentou.

Estes dois meios constituem uma ajuda importante para conhecer Cristo, mas são insuficientes: «Há uma terceira estrada para conhecer Jesus: é o seguimento. Andar com Ele, caminhar com Ele», apontou.

No entender do papa, à linguagem «da mente» e do «coração», é preciso acrescentar «a linguagem da acção» para conhecer Cristo: «[Se] conheço Jesus assim, então envolvo-me com Ele».

«Não se pode conhecer Jesus sem o envolvimento com Ele, sem apostar a vida por Ele», vincou Francisco, antes de apontar: «Esta é a estrada. Cada um deve fazer a sua escolha».

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 26.09.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoPapa Francisco
Vaticano, 25.5.2013
Foto: REUTERS/Alessandro Bianchi

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página