Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Distinção

Pastoral da Cultura destaca «percurso intelectual» e «escritos cristãos» de Eduardo Lourenço, Prémio Pessoa 2011

O diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, padre José Tolentino Mendonça, destacou esta sexta-feira o percurso de Eduardo Lourenço, de 88 anos, que recebeu o Prémio Pessoa 2011.

«O percurso intelectual do professor Eduardo Lourenço é no Portugal contemporâneo uma chave indispensável para o conhecimento de nós próprios», afirmou o sacerdote recentemente nomeado consultor do Conselho Pontifício da Cultura.

«Os escritos cristãos» do premiado «são das páginas mais impressivas, desafiadoras e proféticas que se escreveram na contemporaneidade portuguesa», sublinhou o padre José Tolentino Mendonça, à margem da apresentação da sua mais recente obra, “Pai nosso que estais na terra”, que decorreu em Lisboa.

O anúncio da personalidade distinguida na 25.ª edição do Prémio Pessoa foi feito, como habitualmente, no Palácio de Seteais, em Sintra, por Francisco Pinto Balsemão, que presidiu ao júri, constituído, entre outros, por António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Eduardo Souto de Moura, João Lobo Antunes, Mário Soares e Miguel Veiga.

Foto

"Num momento crítico da História e da sociedade portuguesa, torna-se imperioso e urgente prestar reconhecimento ao exemplo de uma personalidade intelectual, cultural, ética e cívica que marcou o século XX português", escreveu o júri em comunicado sobre a escolha de Eduardo Lourenço, homenageando "a generosidade e a modéstia desta sabedoria, que tendo deixado uma marca universal nos Estudos Portugueses e nos Estudos Pessoanos, nunca desdenhou a heteredoxia nem as grandes questões do nosso tempo e da nossa identidade".

O júri, do qual Eduardo Lourenço foi membro até 1993, pretendeu prestigiar o filósofo e a sua intervenção na sociedade, «ao longo de décadas de dedicação, labor e curiosidade intelectual, que o levaram à constituição de uma obra filosófica, ensaística e literária sem paralelo».

Foto

«Eduardo Lourenço é um português de que os portugueses se podem e devem orgulhar. O espírito de Eduardo Lourenço foi sempre reforçado pela sua cidadania atenta e atuante. Portugal precisa de vozes como esta. E de obras como esta.»

O prémio, de 60 mil euros, é uma iniciativa do jornal “Expresso” (do grupo Impresa) e tem o patrocínio da Caixa Geral dos Depósitos.

Em 2009 o Prémio Pessoa foi atribuído ao bispo do Porto e então presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Manuel Clemente.

Os escritores Herberto Helder, Vasco Graça Moura, a pianista Maria João Pires foram alguns dos nomes premiados com o galardão.

 

 

 

Rui Martins / Ana Dias Cordeiro (Público)
Fotos: Tiago Miranda (Expresso) / Rui Duarte SIlva (Expresso)
© SNPC | 17.12.11

Foto
Eduardo Lourenço

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página