Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Diocese do Porto

Pastoral da Cultura recomeça ciclo "Eis o Homem"

O Secretariado da Pastoral da Cultura da diocese do Porto organiza um novo ciclo de conferências “Eis o Homem”, que desta vez vai ser dedicado ao tema “O Sínodo da Nova Evangelização, nos 50 anos do Concílio Vaticano II”.

Os encontros, que decorrem sempre às 21h30 na Associação Católica do Porto, começam a 1 de novembro com o bispo do Porto e vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, refere uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O programa prossegue no dia 8 de novembro com o bispo de Lamego, D. António Couto, presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.

Ambos os prelados são os únicos participantes portugueses no Sínodo dos Bispos sobre a «Nova Evangelização para a transmissão de fé cristã», que começa este domingo no Vaticano e se prolonga até 28 de outubro.

O primeiro conjunto de conferências “Eis o Homem”, iniciativa organizada em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, Pastoral Universitária e Associação Católica do Porto, termina a 15 de novembro com a intervenção da jornalista Aura Miguel.

O ciclo seguinte, intitulado “Como é que o Sínodo refletiu sobre o Ano da Fé?”, está agendado para os dias 31 de janeiro, 7 e 14 de fevereiro.

O sínodo dos bispos, instância de aconselhamento do papa, é constituído por prelados de diversas regiões do globo, na maioria eleitos pelas Conferências Episcopais, a que se juntam peritos.

Pertence ao papa convocá-lo, suspendê-lo ou dissolvê-lo, presidir por si ou por delegado, determinar a sua composição e propor os temas a tratar.

Após a escolha do tema, normalmente precedida de consultas, é elaborado um esquema sujeito à discussão (os lineamenta). Com as sugestões recolhidas é redigido o guião dos trabalhos (instrumentum laboris).

A agenda do sínodo prevê intervenções livres dos bispos e o pronunciamento sobre a redação das proposições, que são entregues ao papa. Este, por sua vez, depois de terminada a assembleia, redige uma “exortação apostólica pós-sinodal” com a ajuda de colaboradores.

O Ano da Fé, convocado por Bento XVI, começa a 11 de outubro e termina a 24 de novembro de 2013, último domingo do ano litúrgico que se inicia a 1 de dezembro.

 

Imagem

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 04.10.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem



















Citação

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.