Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Pastoral da Cultura de Aveiro evoca 60 anos da morte do Padre Américo com apresentação de livros

Imagem Padre Américo | D.R.

Pastoral da Cultura de Aveiro evoca 60 anos da morte do Padre Américo com apresentação de livros

O Secretariado da Pastoral da Cultura da diocese de Aveiro, em parceria com a universidade local, organiza a 30 de maio a apresentação de dois livros centrados na vida e obra do Padre Américo.

As obras, dadas a conhecer por ocasião dos 60 anos da morte do sacerdote, são “Padre Américo – Frei Junípero no lume novo” e “Raízes do tempo – À volta do Padre Américo”, com autoria e organização de Henrique Manuel Pereira, ambas publicadas pelas editoras Alforria e Tenacitas.

A apresentação, marcada para as 18h30 na Universidade de Aveiro (auditório Mestre Hélder Castanheira), vai ser feita pelo padre Manuel Mendes, diretor da Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, e Belmiro Fernandes Pereira, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

“Padre Américo – Frei Junípero no lume novo” reúne os escritos, até agora inéditos em livro, do então seminarista Américo Monteiro de Aguiar na revista dos alunos do Seminário Maior de Coimbra, “Lume Novo”.

Por seu lado, “Raízes do tempo – À volta de Padre Américo” colige textos vários e entrevistas sobre o sacerdote a personalidades variadas, entre bispos e leigos.

Américo Monteiro de Aguiar, oitavo filho de uma família cristã, nasceu em 1887, no concelho de Penafiel. Após uma carreira comercial no Porto e Moçambique, toma o hábito no convento franciscano de Vilariño de Ramallosa, em Espanha, onde permanece dois anos antes de pedir a saída.

Depois de solicitar a entrada no Seminário do Porto, que lhe é recusada, é acolhido no de Coimbra, recebendo a ordenação sacerdotal em 1929, tendo sido encarregado pelo bispo de visitar os pobres.

Em janeiro de 1940 institui a Obra da Rua, com a fundação da primeira Casa do Gaiato, em Miranda do Corvo. No ano de 1951 cria o Património dos Pobres, que visava solucionar a falta de habitação para pessoas carenciadas.

O Padre Américo morreu em 1956, aos 68 anos, na sequência de acidente de viação. O processo de beatificação foi introduzido em 1986 e em 1997 publicou-se o decreto de validade da Causa de Canonização do Servo de Deus.

Henrique Manuel Pereira, doutorado em Cultura, é professor na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e membro da Cátedra Poesia e Transcendência-Sophia de Mello Breyner, da mesma instituição, além de jornalista, realizador de documentários e programas radiofónicos e autor de livros no âmbito da cultura portuguesa.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 24.05.2016

 

 
Imagem Padre Américo | D.R.
Em janeiro de 1940 o Padre Américo institui a Obra da Rua, com a fundação da primeira Casa do Gaiato, em Miranda do Corvo. No ano de 1951 cria o Património dos Pobres, que visava solucionar a falta de habitação para pessoas carenciadas
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos