Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Patriarca de Lisboa apresenta livro sobre Santo Adrião, Santa Natália e S. Manços

O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai apresentar a 6 de março o livro "Santo Adrião, Santa Natália e S. Manços", de Paulo Farmhouse Alberto, oitavo volume da coleção “Santos e Milagres da Idade Média em Portugal”.

O lançamento do volume por parte do historiador integra-se no programa que assinala a festa do padroeiro da paróquia de Santo Adrião, no patriarcado de Lisboa, de quem a Igreja evoca o martírio a 4 de março, refere um comunicado enviado ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A coleção editada pelo Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa propõe-se disponibilizar ao público «os textos matriciais e mais antigos sobre mártires e santos com culto na Antiguidade Tardia e Alta Idade Média em território que viria a ser Portugal».

«São textos de deslumbrante vivacidade e qualidade literária, traduzidos com o maior rigor científico, que farão o leitor curioso (vi)ver o quotidiano com outros olhos», refere a página em que o projeto é apresentado.

A coletânea de 12 volumes, a publicar até 2015, é composta por pequenos livros com introdução, tradução do latim e notas que dão a conhecer personagens familiares aos portugueses pelos nomes que dão a igrejas, bairros, ruas e freguesias.

Os mártires e santos contemplados pertencem à pré-nacionalidade (antes de finais do século XII), com culto em território português, começando por personalidades veneradas na diocese de Lisboa. Os textos hagiográficos são preferencialmente compostos por versões hispânicas.

Vicente, Eulália, Engrácia, Félix, Sebastião, Justa, Cucufate, Julião, Lourenço, Estêvão, Mamede, Jorge, Veríssimo, Máximo e Júlia, Cristóvão, Nicolau e Tiago são alguns dos santos compreendidos na coleção dirigida por Paulo Farmhouse Alberto, com consultadoria técnica de Arnaldo do Espírito Santo.

A sessão com D. Manuel Clemente, que em dezembro de 2012 apresentou, no Porto, os primeiros volumes da coleção, está marcada para as 17h30, na igreja matriz da Póvoa de Santo Adrião.

 

 

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 23.02.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoSanto Adrião
Imagem na igreja de Santo Adrião

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página