Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Luxemburgo

"Procissão dançante" reúne milhares de peregrinos

Cerca de 10 mil peregrinos, incluindo quase 1500 músicos, distribuídos em 43 grupos, participaram esta terça-feira na cidade luxemburguesa de Echternach na “Procissão Dançante”, que remonta ao século XV.

Os fiéis veneram S. Willibrord, monge e missionário irlandês-escocês que fundou a abadia de Echternack, onde foi sepultado, numa procissão que em 2010 foi incluída na lista do Património Imaterial da Unesco.

Alinhados, os peregrinos seguram lenços nas duas mãos e avançam ao ritmo de passos para a esquerda e para a direita, acompanhados por uma música baseada num canto folclórico tradicional.

De acordo com o programa, os primeiros peregrinos começaram a chegar às 5h15, e pelas 8h00 decorreu uma concelebração pontifical na basilica, com a participação de dezenas de prelados.

A procissão, seguida por milhares de turistas, começou às 9h30, após a intervenção do arcebispo do Luxemburgo, D. Jean-Claude Hollerech.

Após as fotografias da edição deste ano, apresentamos um vídeo da procissão realizada em 2013, quando a chuva não demoveu os milhares de peregrinos.

Foto

 

Foto

 

Foto

 

 

 

© SNPC | 10.06.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoProcissão de 2014
Foto: Guy Jallay

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página