Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Vaticano

Quem «dá a vida por amor nunca está sozinho», diz papa em missa com alunos do Pontifício Colégio Português

O papa Francisco afirmou esta terça-feira que quem «dá a vida por amor nunca está sozinho», durante a missa a que presidiu no Vaticano, com a participação de alunos do Pontifício Colégio Português, sediado em Roma.

Na celebração em que uma das leituras bíblica mencionava o apóstolo Matias, eleito para substituir Judas, que se enforcou após trair Jesus, o papa apelou aos cristãos para viverem a existência «como um dom» a dar aos outros, e não «como um tesouro a conservar», refere o portal de notícias da Santa Sé.

Judas «nunca entendeu o que é um dom», sublinhou Francisco: «Pensemos naquele momento quando Madalena lavava os pés de Jesus com o [perfume de] nardo, tão caro - é um momento religioso, um momento de gratidão, um momento de amor».

Nessa ocasião Judas profere «uma crítica amarga: "Mas isso [o perfume] podia ser usado para os pobres"», recordou Francisco na homilia, sublinhando que «o ideólogo», como o apóstolo que defendia a «pobreza como ideologia», desconhece «o que é o amor porque não sabe dar-se».

Prosseguindo a meditação sobre a figura de Judas, o papa salientou que «quando um cristão começa a isolar-se, também isola a sua consciência do senso comunitário, do senso da Igreja».

«Pelo contrário, aquele cristão que dá a sua vida, que a perde, como diz Jesus, encontra-a, reencontra-a em plenitude. E aquele que, como Judas, quer conservá-la para si mesmo, perde-a no fim», apontou.

O evangelho segundo S. João refere que Satanás entrou no coração de Judas: «Devemos afirmá-lo: Satanás é um mau pagador. Engana-nos sempre; sempre».

Referindo-se ao Pentecostes, que se assinala no domingo, Francisco concluiu a homilia com uma prece.

«Vem, Espírito Santo, vem e dá-nos este coração largo, este coração capaz de amar com humildade, com doçura, mas sempre este coração largo capaz de amar. Pedimos esta graça ao Espírito Santo. E que nos livre sempre da outra estrada, a do egoísmo, que no fim acaba mal.»

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 14.05.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoPapa Francisco
Vaticano, 14.5.2013
Foto: News.va

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página