Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Via Sacra

Resposta de Deus diante do mal não é o silêncio mas a cruz de misericórdia, diz papa Francisco

O papa Francisco afirmou esta Sexta-feira Santa que a cruz é a afirmação de Deus ao mal no mundo, convicção manifestada na Via Sacra a que presidiu junto ao Coliseu de Roma.

«Por vezes parece que Deus não responde ao mal, que permanece em silêncio. Na realidade Deus falou, respondeu, e a sua resposta é a cruz de Cristo: uma palavra que é amor, misericórdia, perdão», sublinhou.

«Deus julga-nos amando-nos. Se acolho o seu amor, sou salvo; se o recuso, sou condenado, não por Ele mas por mim mesmo, porque Deus não condena; Ele só ama e salva».

«A palavra da Cruz» é «a resposta dos cristãos ao mal que continua a agir em nós e à nossa volta», acrescentou.

Nas 14 etapas da Via Sacra, nas quais se evocam os passos mais marcantes que levaram Jesus à morte, a cruz foi levada por uma família italiana e uma indiana, uma pessoa com deficiência e fiéis da China, Líbano, Nigéria e Brasil, refere a Rádio Vaticano.

As meditações das estações foram redigidas por jovens do Líbano, país onde o diálogo entre cristãos e muçulmanos é um «sinal de esperança» para , disse Francisco.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 29.03.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página