Cultura e património
Restauro dos seis órgãos da Basílica de Mafra distinguido com galardão "Europa Nostra"
O restauro dos seis órgãos da Basílica de Mafra foi hoje distinguido com o galardão Europa Nostra 2012 relativo à categoria “Conservação”, no âmbito dos Prémios da União Europeia para a Herança Cultural.
O júri foi sensível à reabilitação de um «conjunto único de majestosos órgãos» confiada ao organeiro Dinarte Machado, especialista que foi «acompanhado de perto por um comité científico», refere uma nota publicada no site “Europa Nostra”.
O texto explica que o projeto constitui «um exemplo para as futuras gerações da perfeita integração de bens móveis em arquitetura imóvel», numa «coerência» enriquecida «pela harmonia entre elementos materiais e imateriais».
Os seis órgãos da basílica são «únicos, não só devido ao seu número» mas também «porque foram construídos simultaneamente e originalmente concebidos para tocar em conjunto», sublinha a nota.
O restauro, «plenamente documentado», teve como objetivo «devolver ao público um dos mais importantes conjuntos do século XIX, que não era ouvido há cerca de 200 anos».
A distinção “Europa Nostra” na categoria “Conservação” foi atribuída a 15 edificados, entre os quais o complexo da Sinagoga Portuguesa de Amesterdão, na Holanda, que permanece iluminada à luz de velas e sem aquecimento, como nas origens.
A sinagoga, que pela primeira vez torna acessível ao público o seu «grande tesouro», a biblioteca, mantém-se como local de oração e culto. No final deste artigo, após o vídeo, poderá ver imagens do local.
Os galardões vão ser entregues a 1 de junho no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, numa sessão integrada no congresso que a "Europa Nostra" realiza na capital entre 30 de maio e 2 de junho.
A cerimónia conta com a presença do presidente da República, Cavaco Silva, da comissária europeia para a Educação, Cultura, Multilinguísmo e Juventude, Androulla Vassiliou, bem como do presidente da Europa Nostra, o tenor espanhol Plácido Domingo.
Seis dos 28 projetos de 15 países europeus agora escolhidos serão distinguidos como os mais importantes de 2012 e receberão 10 mil euros cada.
Os edificados distinguidos em quatro categorias foram selecionados entre 226 candidaturas de 31 Estados.
O vídeo seguinte refere-se ao concerto realizado a 19 de dezembro de 2009, quando os seis órgãos foram tocados experimentalmente para que os técnicos pudessem avaliar o restauro, concluído em maio de 2010.
A recuperação iniciou-se em 1999, tendo implicado o investimento de um milhão de euros pagos pelo Ministério da Cultura e por mecenas.
Complexo da Sinagoga Portuguesa de Amesterdão
Rui Jorge Martins
Fotografias: Europa Nostra
© SNPC |
20.03.12

Órgão da Basílica de Mafra






