Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Almada

"RevelAr-Te": Igreja Católica leva perspetiva cristã do cinema ao centro da cidade

Mostrar a perspetiva cristã sobre filmes marcantes da história do cinema num espaço referencial de uma das maiores cidades portuguesas é um dos objetivos do “RevelAr-Te”, que começa esta quarta-feira em Almada.

«Por escolha deliberada não fazemos este ciclo num salão paroquial nem num colégio católico, mas naquela que é, talvez, a principal sala da programação cultural da Câmara Municipal de Almada», o Fórum Romeu Correia, explicou ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura o padre Pedro Quintella, mentor da iniciativa.

«Propomo-nos pegar em filmes relevantes e dizer como nós, cristãos, vemos esse cinema a partir de Jesus», explicou o sacerdote, que sublinhou a importância de cada exibição ser antecedida por uma introdução que situa a obra na ótica cristã.

O pároco de Monte de Caparica salientou que nem todos os filmes são realizados por cineastas cristãos e que a prioridade do ciclo não é organizar «uma mostra para católicos».

O filme que abre o ciclo, “La Strada”, do italiano Federico Fellini, «está numa lista proposta pela Santa Sé em 1996 com 40 filmes que deveriam ser vistos pela sua qualidade», referiu.

«Reconhecemos na arte do cinema essa grande capacidade de revelar e dizer a presença de Deus», realçou o padre Pedro Quintella.

«Não nos interessa o cinema apenas pela diversão, mas que nos traz uma presença do mistério do amor de Deus pelos homens, quer ela seja mais intuída ou mais declarada», declarou.

A iniciativa começou em 2010, quando a Igreja Católica assinalava o Ano Sacerdotal, com o propósito de «exibir filmes que mostrassem como o cinema apresenta o padre em termos artísticos, e não como provocação».

A primeira edição contou com uma média de 80 pessoas por filme, número que o ano passado subiu para 180.

«É relevante o facto de o município de Almada aceitar ter na sua programação este ciclo de cinema católico e promovê-lo nos seus meios de divulgação», afirmou o padre Pedro Quintella, acrescentando que a entrada gratuita pode atrair pessoas «que de outra forma não iriam gastar dinheiro no evento».

A promoção em meios que ultrapassam o âmbito da Igreja tem contribuído para que entre o público estejam pessoas «de ambientes menos previsíveis», sublinhou o responsável, que também se mostrou satisfeito por em 2011 parte do espectadores ter assistido à maioria ou mesmo a todos os filmes.

O programa do ciclo “RevelAr-Te” oferece a exibição de um filme por dia, até sexta-feira.

FotoFórum Romeu Correia

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 10.12.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.