A teologia visual da beleza
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Arquitetura

Oscar Niemeyer e a igreja de S. Francisco de Assis

Localizada às margens da Lagoa da Pampulha, Belo Horizonte, num dos mais belos conjuntos arquitetónico-paisagísticos de Minas Gerais, a igreja São Francisco de Assis foi fundada na década de 1940, inaugurada em 1945, e consagrada passados 14 anos, a 11 de Abril de 1959.

De estilo delicado e singelo lembrando as montanhas de Minas, representa o trabalho de quatro expoentes da arte brasileira: Oscar Niemeyer, Candido Portinari, Ceschiatti e Burle Marx, que deixaram ali trabalhos de grande valor.

De Portinari são os azulejos pintados, a imensa tela de São Francisco de Assis e os quadros da Via Sacra; de Cheschiatti é o grande ponto de interrogação, formando o batistério com quatro quadros de bronze, mostrando o paraíso Terrestre, desde a criação do homem até a expulsão do paraíso.

Na parte externa da nave central, temos uma composição de desenho abstrato em pastilha do artista plástico Paulo Werneck. Na parte externa encontramos os jardins de Burle Marx.

Dela escreveu o arquiteto português Nuno Teotónio Pereira: «Das numerosas e notáveis obras que Óscar Niemeyer construiu ao longo da sua vida, foi esta igreja que mais profundamente me tocou, talvez pelo simples facto de ter sido a primeira. Foi um choque emocional que não esqueço, passados que foram mais de 60 anos: a ousada curva parabólica, transformando paredes e cobertura numa perfeita forma unitária. E também o enorme e deslumbrante mural azulejado de Portinari, recobrindo por inteiro a fachada de tardoz. Tudo isto em volumes puros, recortados contra o céu». (Jornal de Letras, 05.12.2007)

 

Veja fotografias da igreja de S. Francisco de Assis

 

© SNPC | 06.12.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Foto: Silvana Amaral

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.