Arquitetura
Templo Expiatório da Sagrada Família, Barcelona: Fachada da Glória, torres e interior
A Fachada da Glória será a maior e mais espetacular do templo, com as suas quatro torres muito mais altas do que as do Nascimento e da Paixão.
Gaudí quis que esta fachada evocasse as realidades derradeiras: Morte, Juízo, Inferno e Glória. O conjunto incluíria, de acordo com o arquiteto, representações de Deus Pai, Espírito Santo e Jesus.
O acesso ao interior da futura basílica pela Fachada da Glória prevê cinco entradas, mais duas pelos extremos. Sobre as sete portas, grandes nuvens constituem ao mesmo tempo lágrimas que pendem do alto, evocando a expiação, já que este é um templo expiatório.
Em cima serão construídas as torres, mais altas do que as erguidas até agora, e, ainda mais altas, as cúpulas dos quatro evangelistas - Mateus, Marcos, Lucas e João. No centro destas cúpulas estará a de Jesus Cristo, que chegará aos 170 metros de altura; mais ao fundo, sobre a abside, a da Virgem Maria, mais baixa.
Maquete original da Fachada da Glória
Fachada da Glória segundo Ramón Berenguer
Torres
A 30 de novembro de 1925 foi coroada a torre de S. Barnabé, primeira da esquerda da Fachada do Nascimento, e a única que Gaudí viu terminada, já que morreu poucos meses depois.

Após tantos trabalhos, dificuldades e esperas, a sua satisfação deve ter sido imensa, pois além de verificar o poder de atração de uma obra tão elaborada, pôde oferecer aos seus contemporâneos uma amostra, ainda que pálida, do que poderia ser o templo quando acabado.
O acesso às torres pode ser feito por elevador ou escadas, que oferecem um atrativo efeito visual.

As torres são dedicadas aos doze apóstolos. As quatro mais antigas - de 94 metros de altura as exteriores e 107 as interiores - incluem os nomes e as representações de Barnabé, Simão, Judas Tedeuu e Matias.
Uma das curiosidades das torres consiste na transformação da planta: quadrada na base, circular a partir de um quarto de altura.

Os pináculos são formados por superfícies lisas ou esféricas, complexas, variadas e vivas. Os seus 25 metros de altura são uma festa de cores, formas, materiais e representações, entre as quais se destacam os dos bispos, sucessores dos apóstolos: anel, báculo, mitra e cruz.
Numa ocasião em que subiu às torres em construção, Gaudí esteve prestes a cair, pelo que desde então as tarefas de maior perigo foram confiadas a arquitetos mais jovens.
Apóstolo Barnabé
Antoni Gaudí acreditou sempre que tinha sido salvo pelo seu padroeiro, Santo António de Pádua, nascido em Lisboa. O arquiteto catalão também celebrava a festa de outro António, o famoso abade e eremita do deserto, de quem se aproximou devido à vida de solidão e sacrifícios.
Apóstolo Tiago. A estilização das figuras de Subirachs, nas torres correspondentes à Fachada da Paixão contrapõe-se ao figurativismo das imagens da Fachada do Nascimento

Cimo de uma das torres




Interior
O templo tem cinco naves - a central é a mais alta - a que correspondem cinco portas da Fachada da Glória, mais as duas portas laterais que darão acesso às capelas da Penitência e do Baptistério.

Se as fachadas têm vasta simbologia, o mesmo acontecerá no interior, já que cada porta, cada coluna e quase cada espaço terá a sua referência às dioceses catalãs e espanholas, a cada Igreja da América espanhola, a cada um dos cinco continentes, e também aos apóstolos, fundadores de grandes ordens religiosos, santos, virtudes teologais e sacramentos, entre outros motivos.

O conjunto idealizado por Gaudí, que tem sido aplicado por empresas de engenharia de diversos países do mundo, pretende retratar um bosque.


Estudo computorizado do interior

Os frutos que culminam os pináculos da nave lateral simbolizam as boas obras








Texto e fotografias: El Templo de La Sagrada Familia, ed. Triangle Postals
© SNPC |
05.11.10

Sagrada Família quando terminada
Templo Expiatório da Sagrada Família, Barcelona: os primeiros anos [IMAGENS]
Templo Expiatório da Sagrada Família, Barcelona: cripta, abside e claustro [IMAGENS]
Templo Expiatório da Sagrada Família, Barcelona: Fachada do Nascimento [IMAGENS]
Templo Expiatório da Sagrada Família, Barcelona: Fachada da Paixão [IMAGENS]
A Paixão de Cristo segundo Subirachs [IMAGENS]






