Pastoral da Cultura em movimento
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Leitura

Unir crentes e não crentes em torno da Beleza

"A Beleza - Um diálogo entre crentes e não crentes" é a mais recente coedição do Átrio dos Gentios, plataforma da Igreja católica coordenada pelo Pontifício Conselho para a Cultura, sediado no Vaticano.

O livro é publicado na sequência da sessão do Átrio dos Gentios realizada em outubro de 2011 na cidade italiana de Florença, onde intelectuais de diferentes áreas da cultura e pensamento refletiram sobre o tema "Humanismo e Beleza, ontem e hoje".

Neste volume, o tema da Beleza é declinado no diálogo com a fé, a cultura, a arte, a espiritualidade e a sociedade.

A abrir a discussão, Jean Clair, ensaísta, historiador de arte contemporânea e membro da Academia Francesa, sublinha: «Um Deus sem a presença do Belo é mais incompreensível que um Belo sem a presença de um Deus».

Há toda uma tradição ligada ao pensamento religioso que recorda como a poesia, sem a beleza de Deus, se arrisca a permanecer uma abstração, e a fé, sem Beleza, corre o perigo de não conseguir falar ao coração do ser humano.

É acima de tudo a força revolucionária de Beleza que emerge das várias intervenções, a sua capacidade "terrível" para perturbar e desestabilizar.

«A beleza sublime rompe todos os esquemas; é uma força que entra no mundo sem pedir permissão, uma intrusa que ninguém estava à espera», observa o espanhol Francesc Torralba, doutorado em Filosofia e Teologia.

A obra é enriquecida com um debate em que algumas imagens, incluídas no livro, entretecem um diálogo com a palavra escrita, mas também entre si, num jogo de ecos e referências, confrontos e correspondências, que despertam a nostalgia de uma beleza que parece perdida, e, talvez, a capacidade de discernir alguns dos seus traços.

«Rara é a capacidade de ser ferido pela beleza. Uma ferida que se torna fenda, aberta sobre aquele infinito e aquele eterno para o qual tende», aponta o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura.

O volume, em italiano (editora Donzelli), é coordenado pelo padre Laurent Mazas, diretor executivo do Átrio dos Gentios, e Micol Forti, diretora da coleção de arte contemporânea dos Museus do Vaticano e consultora do Pontifício Conselho para a Cultura.

 

SNPC | Editora Donzelli
© SNPC | 06.08.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Capa

La Bellezza
Un dialogo tra credenti
e non credenti

Coordenadores
P. Laurent Mazas
Micol Forti

Editora
Donzelli

Ano
2013

Preço
18,50 €

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página