A Escola das Artes e a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, abriu as inscrições para uma pós-graduação em Música Sacra, «inédita» na Península Ibérica.
A proposta, com a duração de dois semestres (2015/16), visa «desenvolver, qualificar e promover a música da Igreja» e «veicular a música sacra como um dos fundamentos da cultura cristã», lê-se na página dedicada ao curso.
«Entender as diversas formas de ligação entre o “tesouro musical da Igreja” e as necessidades actuais das comunidades» e «resgatar para o mundo universitário a importância da arte e cultura cristãs» constituem igualmente objetivos da pós-graduação.
A formação permitirá aos estudantes «desempenhar adequadamente as tarefas do ministério da música: canto, órgão, direção de coro», bem como «contribuir para uma melhoria da qualidade do serviço musical».
«Conhecer e entender os repertórios do passado e do presente», «entender a liturgia, conhecendo os ritos e as suas expressões musicais» e «ser capaz de convocar os novos meios da sociedade da informação» são também capacidades que os alunos podem adquirir.
Órgão, Direção, Teologia, Liturgia e Música, Estética Musical Sacra e Canto são as disciplinas incluídas no plano de estudos, a par de seminários sobre Canto de Salmos, Novas Propostas de Música Sacra, Canto Gregoriano, Composição e Património.
A pós-graduação, que decorre às sextas-feiras (18h30-21h30) e sábados (9h00-13h00), dirige-se especialmente a organistas, pianistas e outros instrumentistas, cantores, diretores de coro, teólogos, especialistas em Liturgia e membros do clero.
SNPC