Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Formação

Universidade Católica propõe licenciaturas em Filosofia e Ciências Religiosas pela internet

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) prepara-se para lançar a quarta edição da licenciatura em Filosofia através de um regime em que o ensino decorre sobretudo pela internet, reduzindo a necessidade da deslocação à sala de aula.

«Por cada disciplina temos apenas quatro sessões presenciais por semestre, enquanto que o restante trabalho é feito na plataforma “online”, onde o aluno pode interagir com professores e colegas», explicou à Agência Ecclesia o coordenador da Área Científica de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da UCP.

Carlos Morujão sublinhou que o denominado ‘b-learning’ não implica «perda de qualidade» em relação ao ensino tradicional, maioritariamente assente na transmissão de conteúdos na sala de aula.

«A vantagem é toda para o aluno, que pode elaborar o seu próprio horário e plano de trabalho sem ter de se deslocar diariamente à universidade, permitindo a frequência do curso mesmo que trabalhe longe de Lisboa», assinalou

A plataforma oferece vários recursos, como fóruns, “chats”, glossários e conteúdos áudio e vídeo, realçou o responsável, acrescentando que cada professor programa a sua disciplina recorrendo àquelas potencialidades, que se juntam às lições escritas.

Desde o lançamento do curso, em fevereiro de 2010, inscreveram-se cerca de 35 candidatos, maioritariamente da área de Lisboa mas também de regiões como Bragança, Madeira e Algarve.

As saídas profissionais mais habituais são ensino, investigação, carreira diplomática e atividades de gestão cultural, embora haja «muitas pessoas já inseridas no mercado de trabalho que procuram o curso como segunda formação, para adquirirem mais competências», adiantou.

«Há um grau de satisfação muito grande dos alunos pelo tipo de ensino que ministramos. E nós sentimos que estamos a satisfazer a necessidade de quem queria ter acesso à Filosofia e estava impedido de o fazer porque trabalhava ou estava longe das cidades onde existem essas licenciaturas», disse.

O responsável indicou que a recetividade do curso tem superado as expectativas e manifestou a convicção de que o número de candidatos seria maior não fosse a «situação de crise financeira, em que as pessoas contam o seu dinheiro».

O investigador salientou também que a ciência do “amor pelo saber” tem uma palavra a dizer na prevenção e resolução das dificuldades económicas.

«A Filosofia pode intervir neste âmbito porque há muitas decisões de ordem económica e financeira que foram tomadas sem conhecimento da realidade humana e social e da psicologia dos decisores e dos visados por essas opções», justificou.

Carlos Morujão vincou ainda que a Filosofia continua a «remar contra a maré» de uma sociedade que se distingue pela «grande superficialidade» e «afastamento» em relação às realizações superiores da cultura.

A licenciatura em três anos em Ciências Religiosas, que a Faculdade de Teologia da UCP mantém em regime de “b-learning”, vai passar a ter sessões presenciais a Fátima, além de Lisboa.

O curso permite concretizar a componente presencial em dois dias da semana, em horário pós-laboral, às quartas e quintas-feiras, entre as 18h00 e as 22h30 nas instalações do Santuário, refere uma nota da sua Sala de Imprensa.

Os conteúdos visam «proporcionar uma formação teológica estruturada aos colaboradores da diocese de Leiria-Fátima e aos do Santuário de Fátima, como forma de valorização pessoal e profissional».

A formação «pretende também facultar aos professores de Educação Moral e Religiosa Católica a aquisição da formação científica necessária na sua área de docência e possibilitar aos agentes de pastoral uma formação adequada para o exercício dos ministérios que exercem».

O curso destina-se igualmente aos «membros de congregações e institutos religiosos, em especial os presentes na zona de Fátima, possibilitando-lhes um aprofundamento teológico e um complemento de formação».

 

Rui Jorge Martins
Agência Ecclesia / SNPC
© SNPC | 04.05.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem
Pitágoras






























Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.