Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Universidade Lusófona propõe mestrado em Ciência das Religiões

Imagem

Universidade Lusófona propõe mestrado em Ciência das Religiões

A Universidade Lusófona abriu as candidaturas para o mestrado em Ciência das Religiões, que tem como «objetivo principal a pesquisa sobre a multiplicidade do fenómeno religioso, numa total liberdade de pesquisa e de respeito».

A formação de quatro semestres, ministrada através da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, apresenta-se como a «única área» no «campo do Fenómeno Religioso com total isenção, imparcialidade e não confessionalidade em Portugal», refere a página do curso.

O corpo docente é especializado em História das Religiões (Antiguidade, Religiões e Culturas Orientais, Cristianismo, Islão, Judaísmo, Religiões e Tradições afro-brasileiras, movimentos religiosos contemporâneos, Sociologia e Antropologia das Religiões, Psicologia das Religiões e Filosofia das Religiões).

"Monoteismo e messianismo judaico" e "As igrejas cristãs e o cristianismo" constituem as cadeiras nucleares do primeiro semestre, enquanto que entre as opcionais se incluem "Esoterismo Ocidental", "Cristianismo Gnóstico", "Erotismo, sexualidade e pecado na definição religiosa do ocidente", "Concílios definidores da cristandade ocidental", "História das Ideias Religiosas" e "Religião e Economia na Contemporaneidade".

Ao curso conducente ao grau de mestre, dirigido por Paulo Mendes Pinto, podem candidatar-se titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, bem como «detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT [Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias] como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos».

A candidatura para a frequência de disciplinas em regime avulso pode ser realizada em qualquer momento do ano letivo, mas a frequência de disciplinas em regime de avaliação contínua, que no total do curso confere 120 créditos ECTS, exige que os estudantes as frequentem desde o inicio do semestre.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 17.09.2015 | Atualizado em 15.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos