Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cultura

Vaticano: Depois da Bienal de Veneza, é a vez do Salão do Livro de Turim

O Vaticano continua a apostar na cultura, ao aceitar o convite para ser o hóspede de honra da edição de 2014 do Salão Internacional do Livro de Turim, em Itália, marcada para os dias 8 a 12 de maio.

O secretário de Estado da Santa Sé revelou esta sexta-feira que a delegação do Vaticano vai ser dirigida pelo presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, o cardeal italiano Gianfranco Ravasi, igualmente responsável por coordenar a primeira presença da Santa Sé na Bienal de Veneza, que decorre até novembro.

O Estado hóspede de honra está presente no Salão de Turim com um espaço próprio, apresentando uma mostra da produção editorial e das melhores obras artísticas e culturais.

A Santa Sé, à semelhança de países como Portugal, Brasil, Suíça, Grécia, Canadá, Egito, Índia, Rússia, Roménia, Espanha e Chile, que já foram hóspedes de honra, é ainda responsável por um programa composto por debates e convenções, além de leituras feitas pelos autores mais relevantes, refere o site do Salão.

«É a primeira vez que a Santa Sé participa num Salão do Livro. Apresentar-se-á em Turim não só com um stand, mas com um programa delineado por uma comissão presidida pelo cardeal Gianfranco Ravasi, que trabalhará para declinar a imensa história cultural e espiritual da Igreja», realçou o presidente da iniciativa, Rolando Picchioni.

«Agradeço à Santa Sé, que por meio dos cardeais Bertone e Ravasi aceitou participar nesta exposição, uma decisão sem precedentes que permitirá a todos nós descobrir e conhecer de perto a história e a riqueza cultural de um Estado geograficamente pequeno, mas de grande importância política e prestigio espiritual», assinalou, citado pelo portal news.va, do Vaticano.

O presidente da Região do Piemonte, que tem Turim como capital, também expressou satisfação: «Que a primeira vez da Cidade do Vaticano no Salão Internacional do Livro coincida com o pontificado de um santo padre de origem piemontesa, constitui um acontecimento duplamente excecional e extraordinário».

«Estou orgulhoso de poder viver este acontecimento histórico como presidente do Piemonte, e estou certo de que o território de origem da família do papa Francisco saberá, como sempre, estar à altura da situação», rematou Roberto Cota, em declarações reproduzidas pela página do Salão do Livro.

A importância da presença da Santa Sé no evento foi também sublinhada pelo presidente da câmara municipal.

«O Salão de Turim cresceu ano após ano no favor do público e no panorama dos salões livreiros europeus. É verdade que o Vaticano é um Estado, mas fala em nome da Igreja universal», disse Piero Fassino.

O autarca lembrou que a presença da Santa Sé será como uma ponte para 2015, quando Turim celebra o bicentenário do nascimento de S. João Bosco, fundador dos Salesianos, entre outras congregações, e os 130 anos do nascimento do padre Giacomo Alberione, criador das editoras Paulus e Paulinas, assim como de vários institutos religiosos.

Picchioni, presidente do Salão, revelou que o convite foi endereçado em setembro de 2012, e adiantou que será convocada uma nova conferência de imprensa, para Roma, quando for estabelecido o tema da presença do Vaticano.

No encontro com os jornalistas, o secretário de Estado da Santa Sé referiu-se à possibilidade de o papa visitar o Salão em 2014.

«As iniciativas culturais promovidas pelo cardeal Ravasi, testemunhadas pelo grande sucesso do pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza e pelos encontros do Átrio dos Gentios, foram lançadas sob o pontificado de Bento XVI, e seguramente aumentarão com a criatividade do papa Francisco, referiu o cardeal Bertone.

«Ainda não lhe falei explicitamente com ele nos nossos encontros frequentes, mas creio que, com todos estes elementos, se pode prever uma visita à sua terra de origem», acrescentou.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 13.07.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página