Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Coimbra

Exposição assinala 450 anos da Confraria da Rainha Santa Isabel

Para assinalar os 450 anos da sua fundação, a Confraria da Rainha Santa Isabel promove uma exposição documental e bibliográfica, juntamente com o Arquivo da Universidade de Coimbra (AUC).

A mostra, que dá a conhecer cerca de 60 documentos e obras valiosas da Confraria, AUC, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e Museu Nacional de Machado de Castro, procura ir ao encontro dos interesses de todos os tipos de público, desde o mais erudito ao mais popular.

O espólio em exposição, constituído por documentos, em papel e em pergaminho, códices, ícones, medalhas, artefactos, fotografias, obras impressas e cartazes está organizado em seis temáticas: antigo e o novo Mosteiro de Santa Clara, o Culto à Rainha Santa Isabel, a Real Confraria da Rainha Santa Isabel, a Confraria e os Confrades, a Assistência Social da Confraria, a produção editorial sobre a Rainha Santa e a Confraria.

Há ainda expositores dedicados a objetos de especial importância.

De entre a documentação mais interessante, registe-se a descrição da primeira abertura do túmulo da Rainha Santa, onde os médicos presentes narram as suas impressões sobre o excelente estado de conservação em que encontrara o corpo de Santa Isabel; os primeiros estatutos da Confraria da Rainha Santa Isabel, publicados em 1560.

A documentação inclui ainda as assinaturas autógrafas dos Reis D. Luís, D. Maria Pia, de D. Carlos, D. Amélia e de D. Manuel II no livro de honra da Confraria, estando também exposto

um belíssimo missal do séc. XVII forrado com parte do veludo que serviu de cobertura ao rosto da Rainha Santa depois da primeira abertura.

A exposição, patente até 29 de outubro na Sala D. João III do Arquivo da Universidade de Coimbra, vai ser inaugurada a 15 de julho, pelas 16h30. Entradas gratuitas.

 

© SNPC | 12.07.10

Imagem

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página