Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Bíblia e espiritualidade

Monge de Bose em Portugal para falar da espiritualidade cristã e dos Salmos como escola de oração

«Para a Escritura, a oração é atividade de todo o corpo, não só de uma parte mais “espiritual” ou “interior” ou “racional”. Os Salmos mostram-no bem. Pode falar-se de “oração dos sentidos” – vista, audição, tato, olfato e gosto – desde que esta expressão não se entenda num significado redutoramente emocional. Mas com esse enunciado quer afirmar-se que para a Bíblia existe uma santidade da carne que não é menor do que uma santidade do espírito.»

«Os sentidos são o caminho sensível da alteridade. Certamente que podem fechar-se e entorpecer-se: a Bíblia (e o próprio Jesus) fala dos olhos que olham mas não vêem, dos ouvidos que não escutam, do coração endurecido, etc. Para desenvolverem a sua função espiritual, os sentidos devem manter-se vivos através da atenção e da vigilância. Só então serão a memória do carácter espiritual do corpo e da santidade da carne.»

«Nenhuma faculdade espiritual do Homem se explica sem a mediação corpórea, fora do corpo. Escuta do Espírito e escuta do corpo, conhecimento de Deus e conhecimento de si seguem a par e passo.»

Cartaz

O autor destas palavras, Luciano Manicardi, nasceu em Itália em 1957, formou-se na Universidade de Bolonha e desde 1980 é monge do Mosteiro de Bose, onde continuou os Estudos Bíblicos e é responsável pela formação cultural.

A 22 de outubro, pelas 11h30, o religioso profere uma conferência na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, intitulada “O que pode ser hoje uma espiritualidade cristã?”. A intervenção, que decorre no anfiteatro 1 (edifício mais antigo), será pronunciada em italiano.

No mesmo dia, às 21h30, Luciano Manicardi fala (em francês) sobre “Os Salmos: oração e escola de oração”. A iniciativa, organizada pela Fundação Betânia no âmbito do seu 20.º aniversário, realiza-se na igreja de Santa Isabel, também em Lisboa. As duas sessões têm entrada livre.

Imagem

A 23 e 24, entre as 9h30 e as 17h30, o monge da comunidade monástica italiana orienta o curso "Rezar os Salmos" no Convento de São Domingos (Rua João de Freitas Branco, 12, Lisboa).

A iniciativa, igualmente promovida pela Fundação Betânia, está sujeita ao pagamento de 10,00 € para a inscrição e 10,00 € para o almoço.

 

Rui Martins
© SNPC | 18.10.10

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página