Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Formação

Universidade Católica propõe curso sobre "Artes visuais e criatividade pedagógica"

A Faculdade de Filosofia da Universidade Católica (Braga) inicia a 19 de novembro um curso de aprofundamento intitulado “Artes Visuais e Criatividade Pedagógica”.

Os cinco seminários desta formação – cada um com cinco horas de duração – oferecem uma panorâmica das principais metamorfoses que hoje afetam a presença da arte no sistema educativo, quer na posição em que a arte é objeto direto do ensino, quer na posição em que o ensino e a educação são intencionalmente visados pela arte.

Pretende-se aprofundar as questões levantadas em torno das relações entre ensino artístico, a educação pela arte e a formação estética, sob o pano de fundo da seguinte inquietação: em que condições promoverão, hoje, as artes (visuais) a criatividade na escola e na vida?

Os professores escolhidos para dirigir os seminários são reconhecidos académicos nacionais e estrangeiros: Adolfo Lópes Quintás (Univ. Complutense, Madrid),  Eileen Adams (Royal College of Arts, Reino Unido), Fátima Lambert (Instituto Politécnico, Porto), Fernando Ilídio (Univ. do Minho, Braga), Marko Rupnik (Conselho Pontifício para a Cultura).

Os principais objetivos desta formação são os seguintes: conhecer as potencialidades formativas da arte e as suas incidências na transformação da perceção da realidade; reconhecer os processos de desenvolvimento da criatividade centrada nos estímulos estético-artísticos; contactar com novas ferramentas que potenciem as aplicações pedagógicas e didáticas das artes visuais de modo a fazê-las corresponder aos benefícios pretendidos pelos diversos atores; refletir criticamente as articulações da arte e da pedagogia provindas dos novos contextos culturais contemporâneos. 

O curso dirige-se a estudantes e profissionais graduados nos domínios das artes, ciências da educação, ciências humanas e sociais, podendo também ser frequentado por pessoas com formação estética, artística e pedagógica ou que desenvolvam atividades profissionais nestas áreas.

Esta formação pode ser frequentada na totalidade ou em seminários escolhidos.

 

© SNPC | 19.11.10

Foto
Museu de Serralves

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página