Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Festival

Cinema e religião no Festival Religion Today

Uma “viagem às diferenças” é o objectivo do festival Religion Today, que será realizado na cidade de Trento, Itália, de 14 a 24 de Outubro. 

Histórias e personagens, do islamismo até ao judaísmo; do catolicismo até diversas confissões cristãs. Diferentes credos estarão presentes para compartilhar um único propósito: a espiritualidade e os seus valores nas suas diferentes manifestações, transmitidas por meio da sétima arte. 

Segundo Davide Zordan, presidente de Religion Today, este evento pretende ser um “laboratório de convivência” e procura “unir protagonistas que se confrontam em torno da realidade religiosa”. 

O festival, cuja primeira versão foi realizada em 1997, pretende criar uma ocasião de enriquecimento mútuo sobre diferentes técnicas e teorias que têm a ver com o cinema espiritual. 

Neste evento, realizadores, argumentistas, actores e cinéfilos, provenientes de diversas partes do mundo, compartilham momentos de reflexão e oração – cada um a partir do seu próprio credo –, formação e enriquecimento. 
Durante os dez dias do Religion Today, realizar-se-ão actividades académicas, como seminários de estudo, eventos, espectáculos e iniciativas didácticas realizadas por diferentes escolas.

Além de Trento, o festival terá pólos em algumas cidades italianas, como Roma, Bolzano, Bassano e Nomadelfia. 

 

Reconhecimento das melhores produções

O festival premiará os melhores filmes, com um concurso realizado em quatro secções: filme temático, melhor documentário, melhor curta-metragem e melhor curta-metragem televisiva. 

Além do tema do ano - “Renascer do alto” - os filmes a concurso deverão privilegiar as seguintes vertentes: a dimensão religiosa hoje, as relações entre as religiões, os testemunhos de uma experiência religiosa, a etnografia e a antropologia religiosa, as marcas sagradas na história.

Até agora estão inscritos concorrentes de Itália, Irão, Reino Unido, Alemanha, Israel, Polónia, Índia, Turquia, Sudão, Áustria, Espanha, Estados Unidos e Austrália. O prazo para a entrega de trabalhos termina a 10 de Julho.

 

Zenit | rm
28.05.09

Cartaz



























 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

5ª Jornada da Pastoral da Cultura. Inscreva-se.

 


 

Mais artigos

Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página