Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Testemunho

A dura realidade dos católicos do Vietname do Norte

Na diocese de Thanh Hoa, uma quinzena de conventos, escolas e hospitais pertencentes a congregações religiosas, bem como um pequeno seminário, são açambarcados pelo Governo e utilizados “para o bem público ou para o desenvolvimento do país”, de acordo com a expressão administrativa local.

D. Joseph Nguyen Chi Linh, Bispo de Thanh Hoa e vice-presidente da Conferência Episcopal do Vietname: “Estaríamos prontos a ceder as nossas propriedades se estivéssemos certos de poder fazer aquilo que queremos sem prestar contas ao Estado”. Ele enumera as obras que os bispos gostariam de relançar, a começar por escolas do ensino primário e secundário.

Vietname - mapa

Ainda que segundo bispos, padres e leigos a situação esteja a melhorar gradualmente, permanece a vigilância da polícia. É verdade que já passou o tempo em que membros do Partido Comunista eram nomeados para encabeçar a gestão das paróquias. Mas todos os que frequentam a comunidade paroquial e são membros activos têm ficha na polícia.

Veja as fotografias de Yves Kerihuel (IMAGENS SLIDE SHOW): Série 1 | Série 2

 

Fotografia: Yves Kerihuel
In La Croix
19.05.09

Igreja no Vietname

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

5ª Jornada da Pastoral da Cultura. Inscreva-se.

 


 

Mais artigos

Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página