Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Na procura de Deus

O frio é intenso, neste prolongamento do inverno. A chuva é constante na descontinuidade dos aguaceiros ao longo dos dias e das noites, encharcando terras e gentes. O sol faz tímidas aparições, por instantes, e sempre de pouca dura. A primavera tarda a chegar. As árvores vão resistindo, ainda despidas; os seus rebentos resistem a desabrochar e a crescer, pela adversidade do frio e sem o apelo intenso do sol. E, todavia, é Páscoa, aquela eterna primavera que brota na história e a leveda a partir de dentro. Páscoa florida aqui na pura interioridade contemplativa, ao ritmo das horas litúrgicas e do silêncio orante desta comunidade monástica cisterciense (trapista) de Santa Maria do Sobrado, na Galiza.

A meio caminho entre Lugo e Santiago de Compostela, em pleno verde da planície galega, ergue-se o imponente mas sóbrio mosteiro do Sobrado, cujas torres majestosas da Igreja atraem à distância o nosso olhar de peregrinos. A fundação deste mosteiro remonta ao século XII, e liga-se diretamente a S. Bernardo. Dos traços iniciais românicos e góticos pouco resta. A arquitetura da Igreja e dos três claustros é barroca, do século XVII. Contudo, há uma contenção nos excessos estéticos, própria da sensibilidade arquitetónica e decorativa da tradição espiritual cisterciense. Depois de um largo tempo em ruínas escondidas por uma abundante erva, a partir de 1954 o complexo do mosteiro (igreja, claustros, habitações, hospedaria) foi sendo reconstruído. Desde 1966 uma pequena comunidade cisterciense dá vida ao mosteiro, e hospitalidade a quantos nela queiram partilhar o ritmo da vida monástica.

Foto

Fonte: Mosteiro de Santa Maria de Sobrado

«O estilo de vida dos monges de Cister é simples e austero, verdadeiramente pobre e penitente na “alegria do Espírito Santo”. Através do acolhimento e da hospitalidade, a Comunidade pode partilhar os frutos da sua contemplação e do seu trabalho. Procuramos alcançar esta procura de Deus mediante uma regra, a de S. Bento, e um Abade numa Comunidade de Caridade, de um modo responsável, na qual nos comprometemos através do voto da estabilidade.

Foto

A comunidade vive um clima de silêncio e separação do mundo que favorece e expressa a sua abertura a Deus na contemplação, a exemplo de Maria, que “meditava todas as coisas em seu coração”» (folheto informativo da Comunidade para visitantes).

Foto

A experiência comunitária procura ser um espaço humano de misericórdia e perdão, de hospitalidade e de acolhimento da história pessoal de cada pessoa. A sequência das horas litúrgicas, ao longo do dia, assegura um ritmo comunitário orante, centrado na escuta da palavra de Deus. O silêncio exterior é um meio para dar espaço de exclusividade à voz interior do Amado, que fala ao coração, libertando-nos das nossas próprias vozes sempre ruidosas. Ora et labora, oração e trabalho manual estruturam a vida contemplativa do monge. Na tradição cisterciense, experimenta-se uma espiritualidade assente no concreto da experiência, na integração dos sentimentos, dos afetos e do desejo na procura unificante de Deus, sem nada recusar do que constitui a identidade única de cada pessoa.

Foto

Atualmente, a comunidade monástica é formada por monges, na sua maioria espanhóis. Dois portugueses procuram aqui a inteireza do coração na procura de Deus por si mesmo, sem qualquer finalidade pastoral ou missionária: o José Luís, sacerdote da Diocese da Guarda, e o Carlos Antunes, da Diocese de Santarém. Outros contactos e possíveis futuros alargamentos estão em curso.

Foto

Num despojamento de todo o protagonismo pastoral, estes monges disponibilizam-se, em cada dia, a subir a montanha do Tabor. Uma subida custosa, dolorosa, cada vez mais próxima e sempre mais distante, por meio de lutas e de fracassos, de luz e de muitas sombras, de algumas construções e de ainda maiores destruições, mais alimentados pelas dúvidas do que pelas certezas, para, assim, se entregarem ao Pai através da escuta do Filho: «Este é o meu Filho muito amado. Escutai-o».

 

P. António Martins (Texto e fotografia)
Professor da Faculdade de Teologia da UCP
Referente da Pastoral da Cultura da Diocese do Algarve
Páscoa 2009
11.05.09

Mosteiro de Santa María de Sobrado

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página