Leitura
Assírio & Alvim publica toda a poesia de Daniel Faria e revela 13 inéditos
A Assírio e Alvim publicou toda a poesia de Daniel Faria, numa obra que vai dar a conhecer ao público 13 poemas inéditos e que integra o "Plano Nacional de Leitura: Ensino Secundário — sugestões para leitura autónoma".
O livro “Poesia”, com 464 páginas, tem edição de Vera Vouga, professora do poeta que acompanhou os seus primeiros passos literários, refere o blogue da Assírio.
Daniel Faria nasceu em Baltar, Paredes, em 1971. Frequentou o curso de Teologia na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, e obteve a licenciatura em 1996.
O gosto pela poesia e pela expressão poética levou-o a obter uma segunda licenciatura, em Estudos Portugueses, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Faleceu em 1999, aos 28 anos, quando estava prestes a concluir o noviciado no Mosteiro Beneditino de Singeverga.
«A manhã move a pedra sem raiz
O seu repouso de árvore em flor.
Qualquer astro é menos que o repouso
De uma pedra em flor.»
Poema inédito
A espessura do sol
Cabe na boca
O Verão
Está quase a terminar
Não
O diremos a ninguém.
Poema inédito

© SNPC | 17.06.12









