Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Livro e exposição

"As Cartuxas de Portugal através dos séculos"

O livro “As Cartuxas de Portugal através dos séculos”, de Juan Mayo Escudero, sobre os 400 anos de história dos conventos de Évora e Caxias vai ser lançado este sábado, 5 de novembro, dia em que também se inaugura uma exposição sobre a Ordem fundada no século XI por S. Bruno.

Em texto enviado ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, o prior do convento eborense, padre Antão López, explica que a obra «disponibiliza as Crónicas das duas Cartuxas portuguesas (Évora – Scala Coeli - e Lisboa – Vallis Misericordiae) nos seus quatrocentos anos de existência.»

«Os antigos manuscritos estão reproduzidos em facsimiles perfeitamente legíveis, sendo que constam, para maior legibilidade, algumas crónicas transcritas. As crónicas respeitantes aos séculos XX e XXI são eminentemente fotográficas.»

Contracapa

«Todas estas crónicas descrevem não só a vida daquelas duas Comunidades cartusianas, mas também as suas relações externas, passando pela sua influência na vida religiosa portuguesa.»

«A edição destas histórias seculares comportou achados importantes sobre incógnitas existentes nestes mosteiros. O livro representa justamente uma síntese documental dessa mesma história secular (com os nomes de todos os Cartuxos portugueses, ilustrações selecionadas, entre outros elementos) e um forte ponto de partida para futuros estudos sobre a vida e espiritualidade cartusianas.»

Foto

A sessão de apresentação decorre às 16h00 nos claustros da igreja do convento de Caxias, concelho de Oeiras, onde também se inaugura a exposição “Um breve olhar sobre a Cartuxa de Lisboa”.

«A antiga Cartuxa oferecerá aos visitantes 14 painéis com a melhor informação sobre esta Ordem admirada mas desconhecida por ser de clausura e extremamente rigorosa. Esses painéis ficarão permanentemente expostos naquele claustro, para os assistentes à Missa dominical naquela bela igreja, carregada de tradição.»

Foto

A apresentação do livro e a exposição foram patrocinados e organizados pela Câmara Municipal de Oeiras.

 

© SNPC | 01.11.11

Capa

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página