Perspetivas
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

O desejo do patriarca de Lisboa para este Natal: Que as palavras sejam preenchidas por atitudes concretas

O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, afirmou esta terça-feira que o presente de Natal que mais deseja é de que os votos que se trocam nesta época passem das palavras aos atos concretos.

«Dizemos palavras tão bonitas nesta altura do ano – parece, até, que esgotamos o vocabulário das coisas bonitas a dizer, e está bem que assim seja -, mas elas têm de ser preenchidas por atitudes», sublinhou ao ser convidado a deixar uma mensagem natalícia aos portugueses.

«Quando dizemos “felicidade”, temos de, efetivamente, procurar a felicidade dos outros. Quando dizemos “solidariedade”, temos de, efetivamente, ser solidários com os outros; quando dizemos “justiça”, temos de, efetivamente, dar a cada um aquilo que lhe é devido», vincou.

«Isto passa por cada um de nós, e pela sua decisão de levar à prática aquilo que aspira para si e para os outros», acrescentou.

As declarações do patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa foram proferidas à margem do encontro “A religião no espaço público”, que decorre esta tarde na capital.

D. Manuel Clemente espera que no próximo ano os «indícios de recuperação [económica] que estão a ser já anunciados venham mesmo a verificar-se».

«Em termos sociais, espero que todos nós que estamos cá, que não desistimos de estar e de tornar o país melhor do que se encontra, que todos – sociedade, Governo, partidos, agentes sociais -, sejamos mais solidários e mais criativos», disse.

«Que esta última etapa, e esperamos que seja a última, de reajustamento, como dizem, esperamos que o seja, e para melhor, com vista a uma sociedade mais justa e solidária», concluiu.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 03.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

D. Manuel Clemente

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página