Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Diocese de Viana do Castelo investe no diálogo com a cultura

O Conselho Presbiteral da diocese de Viana do Castelo, organismo representativo dos padres diocesanos, decidiu promover «o diálogo com as pessoas dedicadas à cultura e a outros setores da sociedade», como o trabalho, empresas e ensino.

Na reunião realizada esta terça-feira foram também dadas orientações para atividades a desenvolver pelo Instituto Católico diocesano, como cursos de ministérios, música sacra, liturgia e oração, refere uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Estas e outras iniciativas pretendem destacar o Ano da Fé, que por vontade de Bento XVI começa a 11 de outubro, dia em que se assinalam os 50 anos do início do Concílio Vaticano II (1962-1965).

Na carta em que proclama o Ano da Fé, o papa lembra que no passado «era possível reconhecer um tecido cultural unitário, amplamente compartilhado no seu apelo aos conteúdos da fé e aos valores por ela inspirados», realidade que aparentemente «já não é assim em grandes setores da sociedade devido a uma profunda crise de fé que atingiu muitas pessoas».

FotoSé de Viana do Castelo (Foto: krila)

«Não podemos esquecer que, no nosso contexto cultural, há muitas pessoas que, embora não reconhecendo em si mesmas o dom da fé, todavia vivem uma busca sincera do sentido último e da verdade definitiva acerca da sua existência e do mundo», procura que é «um verdadeiro “preâmbulo” da fé, porque move as pessoas pela estrada que conduz ao mistério de Deus», refere o documento papal, intitulado “Porta Fidei”.

Os sacerdotes vianenses propuseram que no domingo mais próximo de 11 de outubro sejam celebrada missa na sé, presidida pelo bispo, bem como em cada uma das sedes dos arciprestados.

FotoSé de Viana do Castelo (Foto: Rota das Catedrais)

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 16.05.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Sé de Viana do Castelo

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.