Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Distinções

Emília Nadal vai ser condecorada pelo presidente da República no Dia de Portugal

A pintora Emília Nadal, uma das participantes na próxima Jornada da Pastoral da Cultura, vai ser condecorada pelo presidente da República a 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A artista receberá a Ordem do Mérito (Grande Oficial) das mãos de Cavaco Silva, anunciou hoje o site da Presidência da República.

Na cerimónia, que decorrerá em Lisboa, a religiosa dominicana Ana Maria de Sousa Vieira, diretora da Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, será agraciada com o grau de Comendador da mesma Ordem.

Distinção igual vai ser atribuída a Elza Maria Pires Chambel, presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, entidade que coordenou as atividades do Ano Europeu do Voluntariado (2011).

«A Ordem do Mérito destina-se a galardoar atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade», explica o site da Presidência da República.

Cavaco Silva vai conceder o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique a Pedro Calapez, autor dos painéis do Rosário colocados sobre a entrada principal da igreja da Santíssima Trindade, em Fátima.

A mesma Ordem mas no grau de Grã-Cruz será atribuída ao historiador José Hermano Saraiva, enquanto que o escritor Gonçalo Manuel Tavares recebe o grau de Grande Oficial.

«A Ordem do Infante D. Henrique destina-se a distinguir quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores», refere a página da Presidência

António Barreto, que em 2009 apresentou o livro “Um só propósito”, de D. Manuel Clemente, bispo do Porto e atual vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, vai receber a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

No decorrer da visita que efetuou em maio a Timor o presidente da República atribuiu em Díli a Comenda da Ordem do Mérito a dois religiosos portugueses que trabalham em Timor, Vítor Lameiras e Maria da Luz Henriques, tendo-lhes elogiado o «esforço abnegado».

A 8.ª Jornada da Pastoral da Cultura, que decorre a 22 de junho em Fátima, é dedicada ao tema “Há uma alegria e uma esperança para nós – O diálogo com a Cultura no espírito do Concílio”.

O encontro, com inscrições abertas, vai reunir artistas e investigadores ligados à poesia (Manuel Alegre), música (Joana Carneiro), teatro (Nuno Carinhas), cinema (Pedro Peralta), educação (Joaquim Azevedo), teologia (D. Pio Alves, José Eduardo Borges de Pinho) e Bíblia (José Tolentino Mendonça).

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 09.06.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem
Ordem do Mérito

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.