Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Igreja e cultura

Guimarães está feliz com a Capital Europeia da Cultura, diz pároco da cidade

O prior da paróquia de São Sebastião, em Guimarães, diz que os vimaranenses estão felizes com a abertura da Capital Europeia da Cultura, que ocorre este sábado, e elogia os preços acessíveis dos bilhetes para os espetáculos.

«É uma iniciativa que vai mexer com tudo em Guimarães. Nota-se alegria e envolvimento das pessoas e estamos todos felizes com a abertura da Capital Europeia da Cultura», afirmou o padre José Antunes ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O sacerdote católico de 54 anos realça o preço dos ingressos para os espetáculos, que considera ser «relativamente acessível»: «Num tempo de crise, o facto de os bilhetes custarem no máximo 10 euros é um apelo para que todos façamos parte desta iniciativa».

FotoPaço dos Duques de Bragança

O pároco salienta a vida cultural que os vimaranenses criaram «há anos» através de estruturas como o Centro Cultural Vila Flor, Círculo de Arte e Recreio e o cinema São Mamede, e eventos como o Guimarães Jazz e os Autos de Gil Vicente, dramaturgo que nasceu provavelmente na cidade.

Foto

A «cereja no topo do bolo» que é a Capital Europeia da Cultura «vai alavancar a cidade para futuros eventos», acentua o padre José Antunes, que destaca as obras realizadas pela Câmara Municipal, nomeadamente em construções que não tinham utilização e que estão agora ao serviço da cidade.

Foto Pousada

A Igreja também quer contribuir para a Capital Europeia da Cultura: «Este é o momento de nós, cristãos, não sermos mais do que os outros mas trabalharmos e intervirmos fortemente», frisou.

FotoSantuário da Penha

«A arquidiocese de Braga está a fazer um roteiro religioso para os turistas. Há também o grupo de jovens “Metamorfose”, que quer fazer alguma coisa no campo da cultura. Por isso todos nós estamos envolvidos no mesmo projeto e empenhados em fazer com que este ano seja importante para a cidade e para Portugal», acrescentou.

FotoCentro Cultural Vila Flor

O responsável lembrou também que no final do ano a "cidade berço" vai receber o “Pátio dos Gentios”, que classificou de «espaço de diálogo e partilha com os não crentes».

FotoCastelo

Para quem disponha de um fim de semana para visitar Guimarães, o pároco sugere um roteiro: «O centro histórico é qualquer coisa de maravilhoso, bem preservado. Há o Santuário da Penha, a que se chega pelo teleférico e de onde se pode avistar tudo à volta. Temos a Colina Sagrada, o castelo, o Paço dos Duques de Bragança, a renovação operada na cidade e a história que a envolve...».

FotoIgreja de Nossa Senhora da Oliveira

Depois de lembrar que o jornal norte-americano New York Times recomendou uma visita à cidade em 2012, o sacerdote concluiu: «Vale a pena cá vir e não vão ficar arrependidos com a viagem».

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 21.01.12

Imagem

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.