Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Papa Francisco

A Igreja «precisa evidentemente de reconstrução» mas já se sente «que uma nova estação começou»

O diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura considera que a Igreja de que Francisco é agora papa «precisa evidentemente de reconstrução» para enfrentar «desafios imensos, quer internamente quer no diálogo com o mundo».

No editorial da mais recente edição do Semanário Ecclesia, o padre José Tolentino Mendonça aponta algumas das dificuldades com que Jorge Maria Bergoglio se vai deparar, começando pelas antigas estruturas eclesiais que «não servem convenientemente as realidades emergentes» do catolicismo.

A «rarefação das comunidades tem-se agravado», «a transmissão da fé debate-se com problemas evidentes que as estatísticas dolorosamente descrevem», a formação dos leigos «arrefeceu» e a Igreja «continua demasiado clericalista», apesar de contar com «poucos padres».

«Por outro lado, o mundo complexifica-se sempre mais e a cultura deixa de partilhar com o cristianismo uma gramática simbólica comum, ao mesmo tempo que lhe dirige um olhar ora indiferente, ora expectante», acrescenta.

A imagem da reconstrução do catolicismo a que o biblista recorre baseia-se num episódio da vida de S. Francisco de Assis (c. 1182-1226), a quem Cristo, numa visão, lhe pediu para reformar a Igreja.

O vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa destaca também «duas palavras e um gesto» da primeira saudação, «marcada por uma inspiradora simplicidade», que Francisco dirigiu ao mundo esta quarta-feira, na Praça de São Pedro.

As palavras foram “confiança”, que a Igreja precisa de «reganhar», e “fraternidade”, palavra frequentemente citada nas «últimas décadas» mas que tem encontrado «dificuldades e impasses» para se consolidar nas comunidades cristãs.

«O gesto – um maravilhoso gesto – foi o novo papa inclinar-se para acolher a oração do povo que pedia a bênção de Deus para o seu pastor. Quando o papa abençoou a Igreja e as mulheres e os homens de boa vontade, sentimos que uma nova estação começou», conclui o padre Tolentino Mendonça.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 24.03.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Papa Francisco
Varanda central
da basílica de S. Pedro
Vaticano, 13.0.2013

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página