Pedras angulares
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Evocação

Padre Alberto Neto: dos jovens à denúncia da repressão política

Passam esta terça-feira, 3 de julho, 25 anos do assassinato do padre Alberto Neto (1931-1987), do Patriarcado de Lisboa, responsável pela Capela do Rato à altura da vigília pela paz ocorrida na passagem de 1972 para 1973, que culminou com a detenção de leigos e de um sacerdote.

A data vai ser assinalada com uma missa na Capela do Rato, às 19h30 desta terça-feira, presidida pelo cónego António Janela.

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura falou com o cónego Janela, preso a 1 de janeiro de 1973 após ter presidido à missa na Capela do Rato, onde entrou depois de cortar os selos colocados pela polícia do regime ditatorial dirigido por Marcello Caetano.

O sacerdote fazia parte de uma equipa de professores de Religião e Moral coordenada pelo padre Alberto Neto, e foi a partir deste trabalho, na segunda metade dos anos 60, que o ficou a conhecer melhor.

No primeiro de dois vídeos o cónego Janela fala da relevância do padre Alberto Neto e dos traços mais marcantes da sua personalidade, recordando ainda os passos dados até ao chamado «caso da Capela do Rato».

Foto

Esta entrevista, que se completa na terça-feira, compreende a descrição dos acontecimentos ocorridos há 40 anos na capela da Juventude Escolar Católica (JEC) por parte de um grupo de leigos, bem como a detenção e a libertação do cónego Janela, com a intervenção do então patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro.

O padre Alberto Neto, nascido a 11 de fevereiro de 1931 em Souto da Casa, Fundão, não esteve diretamente envolvido nos acontecimentos por se encontrar acamado com uma pneumonia, mas a ocupação policial também se deveu ao ambiente que criou enquanto responsável pela Capela do Rato.

O site da Pastoral da Cultura começou este sábado a apresentar algumas das homilias e textos do padre Alberto Neto durante o período em que esteve na capela (ver "artigos relacionados", em baixo).

 

 

 

Rui Jorge Martins
Fotografias: Padre Alberto Neto - Testemunhos de uma voz incómoda, Texto Editora
© SNPC | 02.07.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Padre Alberto Neto

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página