Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa lamenta «frieza» de quem apaga gritos de ajuda como quem «muda de canal na televisão»

Imagem

Papa lamenta «frieza» de quem apaga gritos de ajuda como quem «muda de canal na televisão»

O papa lastimou hoje, em Assis, a insensibilidade humana perante «a voz dos que sofrem, o grito escondido dos pequenos inocentes» e «a súplica instante dos pobres e dos mais necessitados de paz».

«Imploram paz as vítimas das guerras que poluem os povos de ódio e a terra de armas; imploram paz os nossos irmãos e irmãs que vivem sob a ameaça dos bombardeamentos ou são forçados a deixar a casa e emigrar para o desconhecido, despojados de tudo», afirmou Francisco papa durante a oração ecuménica realizada na cidade italiana.

Todos os sofredores, prosseguiu o papa na basílica inferior de S. Francisco, «são irmãos e irmãs do Crucificado, pequeninos do seu Reino, membros feridos e sedentos da sua carne. Têm sede. Mas, frequentemente, é-lhes dado, como a Jesus, o vinagre amargo da rejeição. Quem os ouve? Quem se preocupa em responder-lhes?».

As vítimas «deparam-se muitas vezes com o silêncio ensurdecedor da indiferença, o egoísmo de quem se sente incomodado, a frieza de quem apaga o seu grito de ajuda com mesma facilidade com que muda de canal na televisão», declarou o papa, que está hoje na cidade em que nasceu e morreu S. Francisco para o encontro "Sede de paz", que reúne cerca de 500 líderes e representantes de religiões.

Trata-se, sublinhou Francisco, do «drama do coração árido, do amor não correspondido; um drama que se renova no Evangelho, quando, à sede de Jesus, o homem responde com vinagre, que é vinho estragado.

Evocando as palavras de Jesus na cruz, «tenho sede», o papa lembrou que Santa Teresa de Calcutá quis que elas fossem realçadas nas capelas da congregação que fundou, as Missionárias da Caridade: «Apagar a sede de amor de Jesus na cruz, através do serviço aos mais pobres dos pobres, foi a sua resposta».

«De que tem sede o Senhor? Certamente de água, elemento essencial para a vida; mas sobretudo de amor, elemento não menos essencial para se viver. Tem sede de nos dar a água viva do seu amor, mas também de receber o nosso amor», porque Deus «é consolado» quando em seu nome há compaixão pelas «misérias alheias».

Os cristãos são chamados «derramar misericórdia sobre o mundo», bem como a serem «árvores de vida, que absorvem a poluição da indiferença e restituem ao mundo o oxigénio do amor».

«Aproximando-nos de quantos vivem hoje como crucificados e tirando a força de amar do Crucificado Ressuscitado, crescerão ainda mais a harmonia e a comunhão entre nós. "Com efeito, Ele é a nossa paz", Ele que veio anunciar a paz àqueles que estavam perto e aos que estavam longe. Ele nos guarde a todos no amor e nos congregue na unidade, para nos tornarmos o que Ele deseja: "um só", concluiu Francisco.

O encontro "Sede de paz - Religiões e culturas em diálogo", organizado pela Comunidade de Santo Egídio, pela diocese de Assis e pela Família Franciscana, assinala o 30.º aniversário da histórica oração inter-religiosa promovida pelo papa S. João Paulo II na cidade de S. Francisco.

A iniciativa, que começou no domingo e termina esta terça-feira, foi também composta por 29 debates, contando com dezenas de convidados de múltiplas religiões e culturas, entre os quais o padre José Tolentino Mendonça.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 20.09.2016 | Atualizado em 19.04.2023

 

 

 
Imagem
Evocando as palavras de Jesus na cruz, «tenho sede», o papa lembrou que Santa Teresa de Calcutá quis que elas fossem realçadas nas capelas da congregação que fundou, as Missionárias da Caridade: «Apagar a sede de amor de Jesus na cruz, através do serviço aos mais pobres dos pobres, foi a sua resposta»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos