Paisagens
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

A rotina diária da meditação

Temos poucos momentos livres.

Temos poucos espaços na vida em que não sabemos o que fazer.

Ou, então, temos tempo de mais e também não sabemos como ocupá-lo. Não raramente se vivencia a experiência de que quanto mais tempo se tem mais tempo se perde.

No entanto, todos sabemos que são os que mais ocupação têm que mais solicitações «sofrem». E, quase sempre, arranjam forma de lhes responder afirmativamente.

Por isso, é sempre possível encontrar algum tempo imprevisto ou subtraído àquele que imaginávamos sobreocupado. Nas filas de trânsito, no restaurante, no duche, na cozinha, no cabeleireiro...

E, nesse tempo, é preciso meditar. É na meditação, numa reflexão diária que se toma hábito, que tomamos consciência da vida, do que sentimos, do que fizemos, do que fazemos, do que temos de bom para implementar, do que temos de mau para eliminar.

É neste tempo nunca perdido que nos encontramos.

É neste espaço que dedicamos a nós próprios que cuidamos do que nos é mais essencial.

É nestes momentos que criamos condições para olhar melhor os outros, aqueles que esperam de nós o que não temos o direito de lhes negar.

 

Margarida Cordo
In Minutos de sabedoria, ed. Paulinas
02.09.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto© Yves Marcoux/First Light/Corbis

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página