A teologia visual da beleza
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Arquitetura

Três espaços religiosos portugueses - dois da Igreja Católica - concorrem aos prémios ArchDaily 2012

Três espaços religiosos portugueses, entre os quais a igreja de Chãs, Leiria, e a capela do Centro de Reflexão e Encontro Universitário (CREU), no Porto, estão entre os 48 projetos que concorrem na categoria de Arquitetura Religiosa à edição dos prémios ArchDaily, promovidos pelo site homónimo que reivindica o estatuto de mais visitado em todo o mundo.

 

Capela do Centro de Reflexão e Encontro Universitário - Inácio de Loyola (CREU-IL)
Porto
Arquiteto: Nuno Valentim
Texto: Nuno Valentim, arquitetos
Fotografias: João Ferrand
Fontes: www.nunovalentim.com/; www.archdaily.com

Foto

O programa consistia na ampliação de uma pequena capela pertencente a um Centro Universitário no Porto com os seguintes pressupostos: custo muito reduzido; franca abertura do espaço para o jardim; o maior conforto possível para os utilizadores.

Foto

A solução surgiu de várias interseções: do perímetro do pátio triangular onde obrigatoriamente a capela teria de crescer; da magnífica árvore que se encontrava na base do referido triângulo; da provocação interior causada pelo nosso reflexo no espelho; das duas faces do espelho - da vida exterior e da vida interior.

Foto

«Agora vemos como num espelho mas depois veremos face a face» (Carta de S. Paulo aos Coríntios). O dono da obra é a Província Portuguesa da Companhia de Jesus (Jesuítas).

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

 

Igreja de Nossa Senhora das Necessidades
Chãs, Leiria
Arquitetas: Célia Faria, Inês Cortesão
Texto: Conceição Pedro
Fotografias: Fernando Guerra, Sérgio Guerra
Fontes: http://www.anteprojetos.com.pt/; www.archdaily.com

A intervenção tem por base um edifício construído no centro de uma aldeia, localizada nas proximidades da cidade de Leiria, cujo interior se encontrava em tosco. Este novo edifício veio substituir a antiga igreja, recentemente demolida, que já não comportava o elevado número de crentes que existe atualmente na aldeia. Partimos da ideia de construir o Silêncio: num mundo cheio de ruído, a igreja representa uma pausa, um momento de paz e de reflexão. O seu caráter espiritual está presente mas não intimida, antes protege.

Foto

A escolha dos materiais, a forma de moldar a luz natural e artificial e o despojamento do espaço de imagens, tiveram como objetivo principal a busca da harmonia sem os quais não existiria o Silêncio.

Foto

A Assembleia desenvolve-se em forma de anfiteatro à volta do Presbitério, lugar onde é transmitida a palavra de Deus e onde está colocado Cristo. A sua presença física está representada numa cruz em latão polido, sobre uma cruz feita de luz, um rasgo recortado na parede, ao centro do Presbitério.

Foto

A parede frontal, como um longo retábulo, é composto por um grande painel rendilhado em madeira de ácer: uma composição vertical de finos prumos de madeira e linhas de luz, numa interpretação contemporânea da técnica da talha dourada. A eleição da madeira também utilizada no revestimento do pavimento e nos bancos, confere temperatura ao espaço.

Foto

A partir dos recortes do alçado curvo, construímos o teto e introduzimos iluminação zenital e artificial, ligando cada um desses recortes aos vãos situados sobre o altar. O desenho do teto, que se assemelha a um ostensório, procura reforçar a imagem de luz divina, ao convergir o nosso olhar para o ponto cardeal onde o sol nasce e se espalha por todo o espaço.

Foto
Para as celebrações diárias, foi criada uma pequena capela de forma curva, como uma abside, contígua à Assembleia. A forma inclinada do teto da Assembleia é repetida na capela mas não toca na parede do altar, permitindo que a luz entre e se espalhe, enfatizando o momento solene.

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

 

Capela mortuária de Sendim
Matosinhos
Arquiteta: Luísa Valente
Texto: Luísa Valente
Fotografias: Rui Correia
Fontes: www.espacodearquitectura.com/index.php; www.archdaily.com

É o primeiro Tanatório a ser implantado em Portugal, um espaço ecuménico preparado para receber rituais de todos os cultos e que se pretende ser um novo elemento na cidade.

Foto

A sala da despedida tem uma relação importante com o mar, linha do horizonte e céu através de um vão de vidro que permite a sua leitura.

Foto

A intervenção insere-se numa mancha urbana não consolidada e a solução proposta confere à galeria central o papel de pólo aglutinador e de ligação com os restantes corpos, cabendo aos três corpos de ligação a aproximação à escala existente.

Foto
Os principais objetivos do Jardim centram-se na obtenção de um espaço depurado e de desenho minimalista que contribui para enquadrar, valorizar e enriquecer a experiência sensorial da envolvente imediata ao Tanatório. Resulta da inspiração ou experiência do ambiente percetível que nos rodeia, da paisagem e da fabulação de um lugar virtual perfeito, o Paraíso.

Foto
O projeto considera a íntima relação do jardim ao edifício tirando partido das vistas sobre a paisagem envolvente. Tal como a sala da despedida do edifício, o jardim tem uma relação importante com o mar, linha do horizonte e céu que permite a sua leitura.

Foto
Os principais objetivos do Jardim centram-se na obtenção de um espaço depurado e de desenho minimalista que contribui para enquadrar, valorizar e enriquecer a experiência sensorial da envolvente imediata ao Tanatório. Resulta da inspiração ou experiência do ambiente percetível que nos rodeia, da paisagem e da fabulação de um lugar virtual perfeito, o Paraíso.

Foto
O projeto considera a íntima relação do jardim ao edifício tirando partido das vistas sobre a paisagem envolvente. Tal como a sala da despedida do edifício, o jardim tem uma relação importante com o mar, linha do horizonte e céu que permite a sua leitura.

Foto
A área relvada será enquadrada por um maciço de Magnólias de flor branca pontuada por Ciprestes, considerada como a árvore do paraíso, sendo uma das principais simbologias, a sua ligação à imortalidade.

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

 

Outros projetos na categoria de Arquitetura Religiosa

FotoPraga, República Checa. Foto: MCA Atelier

 

FotoNimega, Holanda. Foto: Arthur Bagen

 

FotoSinagoga, Weinhof, Leipheim, Alemanha. Foto: Christian Richters

 

FotoCapela funerária, Ingelheim am Rhein, Alemanha. Foto: Bayer & Strobel Architekten

 

FotoSinagoga, igreja, mesquita, Gelsenkirchen, Alemanha. Foto: Thomas Mayer

 

FotoCemitério, Arezzo, Itália. Foto: Mauro Davoli

 

FotoQuantico, Virgínia, EUA. Foto: Jason A. Knowles, et ali

 

FotoDupla igreja para duas fés, Freiburg im Breisgau, Alemanha. Foto: Christian Richters

 

FotoHopfgarten in Defereggen, Áustria. Foto: Kurt Hoerbst

 

FotoDublin, Irlanda. Foto: Paul Tierney

 

FotoLimburg, Bélgica. Foto: Filip Dujardin

 

FotoZurique, Suíça. Foto: Frei + Saarinen Architekten

 

FotoDublin, Irlanda. Foto: ODOS Architects

 

FotoZamora, México. Foto: Carlos Díaz Corona

 

FotoL'Aquila, Itália. Foto: Leo Torri

 

FotoHangzhou, China. Foto: Masao Nishikawa

 

FotoParma, Itália. Foto: Mauro Davoli

 

FotoCemitério, Velizy-Villacoublay, França. Foto: Philippe Harden

 

FotoVale de Los Andes, Chile. Foto: Sergio Pirrone

 

FotoGlaciar de Stubai, Áustria. Foto: Günter Richard Wett

 

FotoCemitério islâmico, Altach, Vorarlberg, Áustria. Foto: Adolf Bereuter

 

FotoSinagoga, Amesterdão, Holanda. Foto: Iwan Baan

 

FotoKisfakos, Hungria. Foto: SAGRA

 

FotoOslo, Noruega. Foto: Nils Petter Dale

 

FotoHuizhou, Guangdong, China. Foto: Iwan Baan

 

FotoMilão, Itália. Foto: Cino Zucchi Architetti

 

FotoDapto, NSW, Austrália. Foto: Martin van der Wal

 

FotoCrematório, Parma, Itália. Foto: Mauro Davoli

 

FotoCentro budista, Hengstdijk, Holanda. Foto: bureau SLA

 

FotoPerugia, Itália. Foto: Mauro Davoli

 

FotoSanta Cruz de Tenerife, Espanha. Foto: José Oller

 

FotoHelsínquia, Finlândia. Foto: Marko Huttunen

 

FotoGraz, Áustria. Foto: Karl Heinz Putz

 

FotoEhime, Japão. Foto: Toru Kitamura

 

FotoSan Cristóbal de la Laguna. Espanha. Foto: Menis Arquitetos

 

FotoTemplo evangélico, Terrassa, Espanha. Foto: Alejo Bagué

 

FotoDomkyrkoplan, Suécia. Foto: Åke E:son Lindman

 

FotoJackson, Nova Jérsia, EUA. Foto: Alan Schindler

 

FotoVoronkov, Ucrânia. Foto: RdsBrothers

 

FotoBirdeye, Arkansas, EUA. Foto: Ken West

 

FotoSpringdale, Arkansas, EUA. Foto: Marlon Blackwell Architet

 

FotoBogotá, Colômbia. Foto: Ricardo Amado Fotografía

 

FotoPavapuri, Índia. Foto: Matharoo Associates

 

FotoGyeongGi-do, Coreia do Sul. Foto: Park youngchae

 

FotoTavazzano con Villavesco, Itália. Foto: Tomas Ghisellini Architects

 

Votações

O processo de apuramento dos vencedores das 14 categorias previstas nos prémios ArchDaily começou a 15 de janeiro, data a partir da qual cada utilizador registado no site pode diariamente nomear o seu projeto favorito.

A nomeação, limitada a um voto por dia e projeto, termina a 29 de janeiro, selecionando-se seguidamente os cinco edifícios mais votados, que passarão à ronda final de votação, com final marcado para 13 de fevereiro. Os vencedores são anunciados no dia seguinte.

Em 2011, três dos cinco finalistas na categoria de Arquitetura Religiosa foram portugueses: a igreja da paróquia do Estoril, concelho de Cascais, a capela de Santa Ana na paróquia de São Pedro de Canedo, Santa Maria da Feira, e a capela Árvore da Vida, no Seminário Conciliar de Braga, que viria a ganhar a disputa.

 

23.01.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.