Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Diálogo entre Igreja e Cultura

Arte, beleza, transcendência: Barcelona recebe Átrio dos Gentios

A cidade espanhola de Barcelona recebe a 17 e 18 de maio o Átrio dos Gentios, plataforma para o diálogo entre crentes e não-crentes estabelecida pelo Conselho Pontifício da Cultura, da Igreja Católica.

O encontro, dedicado ao tema “Arte, beleza, transcendência”, vai ser presidido pelo cardeal Luís Martínez Sistach, arcebispo da diocese catalã, anuncia a página oficial do Átrio dos Gentios (Cortile dei Gentili).

A iniciativa começa com uma sessão das 19h00 às 21h30 no Museu Nacional de Arte da Catalunha, intitulada “A arte, alma da cultura, caminho de transcendência”.

O dia 18 inicia-se com um encontro na Universidade de Barcelona entre as 11h00 e as 13h30, dedicado ao tema “Encontrar a beleza, salvar o mundo”, prosseguindo das 15h30 às 18h00 no Instituto de Estudos Catalães com o colóquio “Criar e recriar: os sentidos espirituais”.

FotoPlaza Mayor

O evento termina na Basílica da Sagrada Família, que Bento XVI dedicou em novembro de 2010, com uma obra especialmente preparada para a ocasião, intitulada “O diálogo das vozes: Poesia e Música”, que vai alternar música com diálogo e leitura de textos, refere o site Catalunya Religió.

FotoMuseu Nacional de Arte da Catalunha

O diretor executivo do Átrio dos Gentios, padre Laurent Mazas, explicou que o Conselho Pontifício da Cultura, dirigido pelo cardeal italiano Gianfranco Ravasi, tinha pensado realizar duas sessões por ano, mas decidiram aumentar para seis dado que «chovem os pedidos».

FotoInstituto de Estudos Catalães

O responsável sublinha que «as solicitações não chegam apenas dos bispos mas também de ministros da Cultura, como da República Checa ou Alemanha, e inclusivamente dos próprios ateus, como ocorreu no México».

Portugal recebe pela primeira vez o Átrio dos Gentios a 16 e 17 de novembro, em Braga e Guimarães.

Foto

O padre Mazas afirmou que o Átrio dos Gentios tem permitido ao público em geral descobrir que «a Igreja dá um passo à frente para escutar, fazendo-o com uma atitude de humildade».

O Conselho Pontifício da Cultura está a perspetivar a ampliação do diálogo a outros níveis, como por exemplo através da internet, mediante a criação de «um Átrio dos Gentios virtual», revelou o sacerdote.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 16.05.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Basílica da Sagrada Família

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.