Diálogo entre Igreja e Cultura
Arte, beleza, transcendência: Barcelona recebe Átrio dos Gentios
A cidade espanhola de Barcelona recebe a 17 e 18 de maio o Átrio dos Gentios, plataforma para o diálogo entre crentes e não-crentes estabelecida pelo Conselho Pontifício da Cultura, da Igreja Católica.
O encontro, dedicado ao tema “Arte, beleza, transcendência”, vai ser presidido pelo cardeal Luís Martínez Sistach, arcebispo da diocese catalã, anuncia a página oficial do Átrio dos Gentios (Cortile dei Gentili).
A iniciativa começa com uma sessão das 19h00 às 21h30 no Museu Nacional de Arte da Catalunha, intitulada “A arte, alma da cultura, caminho de transcendência”.
O dia 18 inicia-se com um encontro na Universidade de Barcelona entre as 11h00 e as 13h30, dedicado ao tema “Encontrar a beleza, salvar o mundo”, prosseguindo das 15h30 às 18h00 no Instituto de Estudos Catalães com o colóquio “Criar e recriar: os sentidos espirituais”.
Plaza Mayor
O evento termina na Basílica da Sagrada Família, que Bento XVI dedicou em novembro de 2010, com uma obra especialmente preparada para a ocasião, intitulada “O diálogo das vozes: Poesia e Música”, que vai alternar música com diálogo e leitura de textos, refere o site Catalunya Religió.
Museu Nacional de Arte da Catalunha
O diretor executivo do Átrio dos Gentios, padre Laurent Mazas, explicou que o Conselho Pontifício da Cultura, dirigido pelo cardeal italiano Gianfranco Ravasi, tinha pensado realizar duas sessões por ano, mas decidiram aumentar para seis dado que «chovem os pedidos».
Instituto de Estudos Catalães
O responsável sublinha que «as solicitações não chegam apenas dos bispos mas também de ministros da Cultura, como da República Checa ou Alemanha, e inclusivamente dos próprios ateus, como ocorreu no México».
Portugal recebe pela primeira vez o Átrio dos Gentios a 16 e 17 de novembro, em Braga e Guimarães.
O padre Mazas afirmou que o Átrio dos Gentios tem permitido ao público em geral descobrir que «a Igreja dá um passo à frente para escutar, fazendo-o com uma atitude de humildade».
O Conselho Pontifício da Cultura está a perspetivar a ampliação do diálogo a outros níveis, como por exemplo através da internet, mediante a criação de «um Átrio dos Gentios virtual», revelou o sacerdote.
Rui Jorge Martins
© SNPC |
16.05.12

Basílica da Sagrada Família

Bento XVI: «A Igreja deveria abrir uma espécie de "Átrio dos Gentios"»
«O grande desafio não é o ateísmo, mas a indiferença», diz presidente do Conselho Pontifício da Cultura
Átrio dos Gentios de Palermo pode servir de modelo para Guimarães
Átrio dos Gentios vai à Sicília para travar influência da Máfia e promover diálogo entre culturas
Guimarães vai receber Pátio dos Gentios
Átrio dos Gentios: fazer dialogar a Esperança e a Espera
Um "Pátio dos Gentios" em cada paróquia
Igreja abriu "Pátio dos Gentios"
Igreja católica tem de sair da "sacristia"
"Pátio dos Gentios": entre o popular e o intelectual
Encontro inaugural do "Pátio dos Gentios" apresenta-se em site próprio





