Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese (1.8.2013)

Movimentos cristãos pedem defesa dos direitos dos trabalhadores

A «crise económica e financeira provocou a perda de direitos sociais que tinham sido conquistados e um aumento do desemprego e da precariedade do emprego», considera o Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos (MMTC).

Ausência de proteção social adequada, «situações de escravatura» de imigrantes, «salários míseros e turnos de trabalho intermináveis» de empregadas domésticas, além de falta de perspetivas de futuro para os jovens, foram algumas das denúncias apontadas num seminário que decorreu na Alemanha.

Os 163 delegados de 44 organizações cristãs nacionais de trabalhadores, incluindo uma representação de Portugal, sublinham que o desrespeito pelos «direitos fundamentais» deve-se a «um modelo económico contrário aos direitos sociais», a par de uma cultura sem «fraternidade» nem «solidariedade».

A declaração final do seminário pede à comunidade política internacional que «desenvolva políticas de uma distribuição justa da riqueza económica, social e cultural», assegurando também «um rendimento mínimo universal, que permita a subsistência a milhões de pessoas».

Saiba mais

 

«Globalização da indiferença» é o maior risco para os migrantes

Foto

O arcebispo de Luxemburgo, que a 12 e 13 de agosto preside às celebrações no Santuário de Fátima, onde se esperam milhares de emigrantes portugueses, está convicto de que «o maior risco» associado às migrações reside na «globalização da indiferença».

«A pergunta que o papa fez, "Que fizeste do teu irmão?", é muito forte e tem de ser levada a sério», afirmou D. Jean-Claude Hollerich sobre a visita que Francisco efetuou recentemente à ilha de Lampedusa, em Itália, porto de abrigo para emigrantes africanos e asiáticos que procuram chegar à Europa através do mar Mediterrâneo.

Saiba mais

 

Seminário interdiocesano em Braga recebe estudantes de Guarda, Viseu, Lamego e Bragança-Miranda

Foto

Os bispos da Guarda, Viseu, Lamego e Bragança-Miranda assinaram um decreto para a implantação de um seminário maior interdiocesano em Braga.

Os prelados explicaram que a medida responde à necessidade de «encontrar uma alternativa viável para a formação dos candidatos ao sacerdócio», na sequência da extinção do Instituto Superior de Teologia de Viseu, que servia as quatro dioceses.

Depois de avaliarem diversas hipóteses, como Coimbra ou Porto, os bispos optaram por Braga, cuja arquidiocese vai realizar obras nas instalações que 30 seminaristas vão ocupar no próximo ano letivo.

Saiba mais

 

Polícia Judiciária registou furto de 90 peças de arte sacra no primeiro semestre

Foto

A Polícia Judiciária (PJ) contabilizou 90 peças de arte sacra furtadas no primeiro semestre do ano, principalmente castiçais, custódias, crucifixos e relicários, tendo realizado três detenções, o mesmo número do ano anterior.

«Estamos a falar de peças que se encontram normalmente em igrejas e noutros locais oficiais de culto, mas também em capelas e residências particulares», referiu fonte da PJ, acrescentando que em 2012 foram registados furtos de 133 objetos.

A Policia Nacional de Espanha anunciou no início da semana a recuperação de mais de 50 peças de arte sacra de «valor incalculável», furtadas desde 2006 sobretudo em Espanha mas também em Portugal.

Saiba mais

 

Papa recebe seleções nacionais de futebol da Argentina e Itália

Foto

O papa Francisco vai receber a 13 de agosto, no Vaticano, as selecções nacionais de futebol da Itália e da Argentina, que se defrontam no dia seguinte.

Saiba mais

 

Fontes: Agência Ecclesia, Renascença
Edição: Rui Jorge Martins
© SNPC | 01.08.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página